Ao pensar em modernidade, muitas pessoas logo imaginam que estamos fazendo referência aos acontecimentos, instituições e formas de agir presente no Mundo Contemporâneo. De fato, esse termo se transformou em palavra fácil para muitos daqueles que tentam definir em uma única palavra o mundo que vivemos. Contudo, não podemos pensar que esse contexto mais dinâmico e mutante surgiu do nada, que não possua uma historicidade.
Entre os séculos XVI e XVIII, um volume extraordinário de transformações estabeleceu uma nova percepção de mundo, que ainda pulsa em nossos tempos. Encurtar distâncias, desvendar a natureza, lançar em mares nunca antes navegados foram apenas uma das poucas realizações que definem esse período histórico. De fato, as percepções do tempo e do espaço, antes tão extensas e progressivas, ganharam uma sensação mais intensa e volátil.
O processo de formação das monarquias nacionais pode ser um dos mais interessantes exemplos que nos revela tal feição. Nesse curto espaço de quase quatro séculos, os reis europeus assistiram a consumação de seu poder hegemônico, bem como experimentaram as várias revoluções liberais defensoras da divisão do poder político e da ampliação dos meios de intervenção política. Tronos e parlamentos fizeram uma curiosa ciranda em apenas um piscar de olhos.
Além disso, se hoje tanto se fala em tecnologia e globalização, não podemos refutar a ligação intrínseca entre esses dois fenômenos e a Idade Moderna. O advento das Grandes Navegações, além de contribuir para o acúmulo de capitais na Europa, também foi importante para que a dinâmica de um comércio de natureza intercontinental viesse a acontecer. Com isso, as ações econômicas tomadas em um lugar passariam a repercutir em outras parcelas do planeta.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEis47Zr0Vp6Ca4CvJ3FONsj8OSD2Nu6ZMlsnkV1WOQCCE9AfZ1jy3syUXToWnCZe1o2h98g5ppcnAAvU8uonChzuA1dC5OeBCCrUukRGvER8n-hskaAj1I6zphMN26Ed4HlZMjs4syXcesJ/s320/pr%C3%A9-hist%C3%B3ria.jpg)
Em um primeiro olhar, a Idade Moderna pode parecer um tanto confusa por conta da fluidez dos vários fatos históricos que se afixam e, logo em seguida, se reconfiguram. Apesar disso, dialogando com eventos mais específicos, é possível balizar as medidas que fazem essa ponte entre os tempos contemporâneo e moderno. Basta contar com um pouco do tempo... Aquele mesmo que parece ser tão volátil nesse instigante período histórico.
Tabua Cronologica do Tempo:
1453:Zurara: Crónica dos Feitos da Guiné. l Fim da Guerra dos Cem Anos: independência da Borgonha, que perde Paris e a Normandia para os franceses; a Inglaterra fica apenas com a cidade de Calais. l Os turcos otomanos, chefiados por Maomet II, tomam Constantinopla; fim do império bizantino (consideram os historiadores que, com este evento, se dá por encerrada a Idade Média e começa a Idade Moderna).
1454: Zurara substitui FERNÃO LOPES como "Guardador das escrituras do Tombo".
1455: Nascimento do futuro rei D. JOÃO II de Portugal. l O Papa Nicolau V assina bula concedendo ao Infante D. Henrique o domínio sobre as terras descobertas ou a descobrir em África. l Na Inglaterra, início da Guerra das Duas Rosas, que terminará com a implantação da dinastia dos Tudors.
1456: Revolucionária difusão de livros: Gutenberg imprime uma Bíblia usando caracteres tipográficos móveis. l Cadamosto descobre várias ilhas do arquipélago de Cabo Verde. l Os portugueses alcançam o Golfo da Guiné.
1458: Matias Corvin, rei da Hungria. l Na Catedral de Toledo, Van Eycken e a sua Porta dos Leões. l Os portugueses conquistam Alcácer Ceguer aos mouros.
1460: Descobrimento das ilhas de Cabo Verde por António de Noli. Data provável da morte de FERNÃO LOPES.
1461: Luís XI, rei de França. l Proclamado rei Eduardo IV, da casa de York l François Villon: O Grande Testamento.
1462: Gibraltar em poder dos espanhóis. l Ivan III, grão-duque de Moscovo.
1464: Regiomontano: De Triangulis, primeiro tratado europeu de Trigonometria.
1465: Piero della Francesca: Retratos do Duque de Urbino e de sua Esposa.
1467: Carlos, o Temerário, duque de Borgonha. l Data provável do nascimento de PEDRO ÁLVARES CABRAL.
1468: Data provável do nascimento de VASCO DA GAMA.
1469: Casamento dos Reis Católicos: Fernando de Aragão com Isabel de Castela. l Lourenço, o Magnífico, (neto de Cosme Médicis) senhor de Florença. l
1470: Piero della Francesca: Primeiro Tratado de Perspectiva. l Apogeu de Bellini.
1471: Eduardo IV derrota os Lancasters. l Ladislau da Polónia, rei da Boémia. l Os
portugueses conquistam Arzila e Tânger aos mouros. l Ivan III conquista Novgorod l Guerra marítima entre a Hansa e a Inglaterra.
1472: Guerra entre a Polónia e a Hungria.
1473: Os Habsburgos reconhecem a independência suíça. l Relações comerciais entre o banqueiro Fugger e o imperador Frederico III l Crise cerealífera em Portugal.
1474: Toscanelli envia à Corte Portuguesa a sua carta geográfica que viria a influenciar o projecto de Colombo.
1475: Nascimento de Miguel Ângelo, em Florença.
1477: Morte de Carlos, o Temerário. l Boticelli: Alegoria da Primavera. l Apogeu da porcelana chinesa.
1479: Paz entre os turcos e Veneza. l Paz entre a Hungria e a Polónia. l Paz entre Portugal e Espanha.
1480: Data provável do nascimento de FERNÃO DE MAGALHÃES. l No império russo o Czar Ivan III põe fim ao domínio mongol.
1481: Em Portugal D. JOÃO II sobe ao trono. l Torquemada e a Inquisição, em Espanha. l Morte de Maomet II.
1482: A mando de D. JOÃO II de Portugal, Diogo de Azambuja edifica a fortaleza de S. Jorge da Mina. l Veneza provoca guerra generalizada, em Itália. l Boticelli: O Nascimento de Vénus.
1483: Execução do Duque de Bragança. l Morre Luís XI e sobe ao trono o seu filho Carlos VIII; início das guerras de Itália. l Na Alemanha, nascimento de Lutero.
1484: A mando de D. JOÃO II de Portugal, Diogo Cão chega à foz do rio Zaire.
1486: Em Portugal é fundada a Casa dos Escravos. l Os Reis Católicos impõem a paz nos seus Estados. l Maximiliano de Áustria proclamado rei da Alemanha. l Marcilio Ficino traduz Platão. l Pico della Mirandola: Proposições.
1487: A mando de D. JOÃO II de Portugal, Bartolomeu Dias dobra o Cabo da Boa Esperança; e Pêro da Covilhã inicia, por terra, um périplo que o levará a Goa e Sofala.
1489: Pela primeira vez é impresso um livro, em Lisboa.
1492: Depois de dez anos de batalhas, os Reis Católicos tomam Granada, último reduto muçulmano na Península Ibérica. l Colombo descobre a América. l Numerosos judeus, expulsos de Espanha, entram em Portugal.
1493: Início da segunda viagem de Colombo à América. l Data provável do nascimento de JOÃO RAMALHO.
1494: Tratado de Tordesilhas, partilha do mundo por Portugal e Espanha.
1495: Morre D. JOÃO II de Portugal e D. Manuel I é aclamado rei. l Carlos VIII, de França, conquista Nápoles. l Os judeus são expulsos da Lituânia.
1496: Abraão Zacuto imprime, em Leiria, o Almanache Perpetuum. l Casamento de Filipe, o Belo, com Joana, a Louca. l Os judeus são expulsos de Portugal.
1497: João da Dinamarca vence os suecos. l John Cabot chega ao Labrador. l Criação das Misericórdias, em Portugal.
1498: VASCO DA GAMA chega à Índia. l Início da terceira viagem de Colombo. l Morre Carlos VIII, de França, e sucede-lhe Luís XII. l Execução de Savonarola, dominicano que atacara a corrupção na Igreja.
1499: Luís XII em Itália. l Independência da Confederação Helvética. l Vespúcio nas costas orientais da América. l Morte de Marsilio Ficino. l Data provável do nascimento de GARCIA DA ORTA.
1500: PEDRO ÁLVARES CABRAL descobre o Brasil. l PEDRO ÁLVARES CABRAL chega a Calecute (Índia). l Prisão de Colombo. l Inicia-se o comércio de escravos negros para a América. l Nascimento de Carlos V. l Américo Vespúcio: Cartas. Ano provável do nascimento do poeta BANDARRA.
1501: Ismail I funda o império persa.
1502: Início da quarta viagem de Colombo. l VASCO DA GAMA retorna à Índia e exerce represálias sobre o Samorim de Calecute. l Os portugueses estabelecem uma feitoria em Cochim (Índia). l Pela primeira vez semeia-se milho em Portugal. l Durante as guerras de Itália, César Bórgia submete a Romagna. l Ismail I, xá da Pérsia, derrota os mongois. l Montezuma II, soberano dos aztecas. l Construção da Capela de Henrique VII na Abadia de Westminster. l Nascimento de DAMIÃO DE GÓES l Leonardo Da Vinci inicia a Gioconda.
1502/36: É escrita e encenada a obra de Gil Vicente.
1503: Afonso de Albuquerque na Índia. l Contrato da casa real portuguesa com os banqueiros Welser para a venda de mercadorias da Índia. l Fundada em Sevilha a Casa de Contratación. l Miguel Ângelo pinta A Sagrada Família.
1504: Nápoles em poder de Espanha. l Morre Isabel I, de Castela.
1505: Basílio III, Czar da Rússia. l D. Francisco de Almeida, vice-governador da Índia portuguesa. l Duarte Pacheco Pereira: Esmeraldo de Situ Orbis.
1506: Morte de Colombo. l Em Lisboa, motim anti-semita com a morte de três mil pessoas. l Monopólio do Estado português sobre o comércio de especiarias.
1506/09: Grão-Vasco: A Criação dos Animais.
1507: Os portugueses em Madagáscar. l Afonso de Albuquerque conquista Ormuz.
1508: Formação da Liga de Cambraia contra Veneza. l Miguel Ângelo inicia a pintura da Capela Sixtina. l É publicado o Amadis de Gaula, romance de cavalaria, de autor anónimo. l David: O Baptismo de Cristo.
1509: Em Portugal é publicado o Regimento das Casas da Índia e Mina. l Henrique VIII, rei da Inglaterra. l Colonização da Jamaica. l Erasmo: O Elogio da Loucura.
1510: Afonso de Albuquerque conquista Goa. l Ano provável do nascimento de FERNÃO MENDES PINTO. l Formação da Santa Liga entre o Papa, a Espanha e Veneza, contra França.
1511: Afonso de Albuquerque conquista Malaca. l Colonização de Cuba. l Santa Liga contra os franceses, na Itália. l O arquitecto Boitaca inicia a construção do Mosteiro dos Jerónimos.
c. 1512: Surgem os Galeões, enormes navios que os espanhóis utilizavam para transportar as riquezas das Américas.
1512/14: Rui de Pina: Crónica de D. Duarte.
1512/16: Concílio de Latrão, que define a individualidade e a imortalidade da alma.
1513: Batalha de Novara e os franceses abandonam a Itália. l Maximiliano derrota os franceses. l Cristiano II, rei da Dinamarca e da Noruega. l Leão X, Papa. l Selim II, da Turquia, ocupa a Arménia. l Balboa descobre, por terra, o Oceano Pacífico.
1514: Embaixada de D. Manuel ao Papa Leão X l Início da construção da Torre de Belém. l Publicação das Ordenações Manuelinas. l Corregio: A Virgem com S. Francisco. l Rui de Pina: Crónica D'el-Rei D. Afonso III.
1515: Afonso de Albuquerque regressa a Ormuz. l Francisco I é proclamado rei de França e derrota os suíços na batalha de Marignano. l Paz perpétua de França com os cantões suíços e fim das guerras de Itália. l Francisco I em Milão. l Corsários turcos começam a devastar o Mediterrâneo. l Fundação de La Habana (Cuba). l Garcia de Resende: Crónica D'el-Rei D. João II.
1515/18: Obras, de Sá de Miranda.
1516: Carlos V, da Áustria, é aclamado como Carlos I de Espanha. l Solis descobre o Rio da Prata. l Maquiavel: O Príncipe. l Tomas Morus: Utopia. l Rafael: a Madonna na Capela Sixtina. l Ariosto: Orlando Furioso.
1517: Lutero publica as 95 teses contra as Bulas de Indulgência. l Selim I conquista o Egipto. l Criação do Terreiro do Trigo. l Os portugueses ocupam Cantão.
1518: Cristiano II conquista a Suécia. l Lopo Soares de Albergaria levanta a fortaleza de Ceilão (Taprobana).
1519: Morre Maximiliano e Carlos V é aclamado imperador da Alemanha e é sagrado soberano do Império Romano-Germano. l FERNÃO DE MAGALHÃES, com o acordo de Carlos V (Carlos I de Espanha) dá início à primeira viagem de circum-navegação. l Hernan Cortés inicia a conquista do México. l Morte de Leonardo Da Vinci.
1520: Data provável da morte de PEDRO ÁLVARES CABRAL. l cruza o Estreito que há-de ter o seu nome. l Lutero é declarado herege. l Advento de Solimão, o Magnífico, que até 1566 reinará de Bagdad à Hungria.
1521: Morte de D. Manuel I e D. João III é aclamado rei. l Nas Filipinas, FERNÃO DE MAGALHÃES é morto em combate. l Dieta de Worms contra Lutero, que é excomungado. l Solimão II conquista Belgrado. l Guerra de Carlos V contra Francisco I e esmaga a revolta dos comuneros em Espanha. l Cortés toma Tenochtitlan, capital do império azteca.
1522: Sebastian d'Elcano conclui a primeira viagem de circum-navegação. l Espanhóis e alemães vencem franceses e suíços na batalha de Bicoca. l Gustavo Vasa, rei da Suécia. l Erasmo publica os Colóquios. l Construção da Catedral de La Habana. l Lutero: tradução do Novo Testamento.
1523: Os corsários franceses atacam a frota espanhola na América. l Gustavo Vasa, rei da Suécia.
1524: Data provável do nascimento de CAMÕES. l Pizzarro no Peru. l Sublevação dos camponeses no sul da Alemanha. l Pela terceira vez VASCO DA GAMA viaja para a Índia, onde vem a morrer no mesmo ano.
1525:. Execução de Tomás Munzer, chefe dos camponeses alemães revoltados.
1526: Baber toma Delhi e funda o império Mongol.
1527: D. João III ordena o primeiro recenseamento da população portuguesa: 1.200.000 habitantes. l Saque de Roma pelas tropas alemãs, comandadas pelo Condestável Bourbon.
1528: Cria-se em Espanha o «Consejo de Indias».
1529: Solimão sitia Viena.
1530: Plano de colonização do Brasil. l Carlos V é coroado pelo Papa. l Começo da Divergência entre Henrique VIII e o Papa.
1531: A Igreja inglesa separa-se de Roma.
1532: JOÃO RAMALHO ajuda Martim Afonso de Sousa a fundar a vila de São Vicente. l Rabelais: Gargantua
1534: No Brasil, criada a Capitania do Espírito Santo. l O Parlamento inglês vota a instituição de uma Igreja autónoma, abrindo assim caminho para a Igreja Anglicana. l Erasmo hospeda DAMIÃO DE GÓES l Inácio de Loyola funda a Companhia de Jesus.
1534/36: Revolta no Peru contra Pizarro.
1535: Vitória de Carlos V em Tunes. l Francisco Faleiro: A Arte de Marear. l Leão Hebreu: Dialoghi de Amore.
1535/1600: Vida de Luís de Molina.
1536: A Inquisição estabelece-se em Portugal. l União do País de Gales com a Inglaterra. l Execução de Ana Bolena. l Miguel Ângelo inicia a pintura Juízo Final. l Em Basileia, Calvino publica A Instituição Cristã.
1536/39: Eliminação dos conventos, em Inglaterra.
1537: Transferência da Universidade de Lisboa para Coimbra. l FERNÃO MENDES PINTO embarca para o Oriente. l Pedro Nunes: Tratado da Esfera.
1538: D. João de Castro: Roteiros do Oriente (início). l A imprensa é introduzida no México.
1539: Início da actividade do Santo Ofício, em Portugal; o Cardeal D. Henrique é o primeiro Inquisidor-geral. l Hernando de Soto percorre o Mississipi.
1540: Vasquez de Coronado descobre o Grande Canyon do Colorado.
1541: Derrota espanhola, em Argel. l Hungria, província turca. l Valdivia funda Santiago de Chile. l Orellana descobre o rio Amazonas. O poeta BANDARRA é julgado pelo Tribunal do Santo Ofício e condenado com uma pena leve.
1542: Maria Stuart, rainha da Escócia. l Francisco Xavier em missão evangelizadora na Índia e na China. l Os portugueses chegam ao Japão. l Concluída a conquista do Yucatan. l Pedro Nunes inventa o nónio. l Fuchs: História das Plantas.
1543: Vice-reinado do Peru, com capital em Lima. Com a sua armada, o pirata Barba Roxa assedia Nice. l Em Pisa é fundado o primeiro jardim botânico. l O ourives Benevenuto Cellini fabrica o primeiro rolamento de esferas. l Copérnico: De Revolutionibus, início da astronomia moderna. l Vesalio: De Humani Corporis, primeiro tratado de anatomia humana.
1544: Munster: Cosmografia, primeiro texto da geografia moderna. l Rondelet: História dos Peixes, início da zoologia moderna.
1545: Início do Concílio de Trento: a Igreja Católica procura impedir o avanço dos movimentos protestantes. l Na América do Sul (actual Bolívia) descobrimento das minas de Potosi. l Paré: primeiro tratado de Cirurgia moderna. l Cellini: Perseu.
1546: Nas minas passam a ser usadas vagonetes sobre carris de ferro. l Morte de Lutero.
1547: Henrique II, rei de França; prossegue a luta contra os Habsburgos. l Morre Henrique VIII, de Inglaterra. l Ivan IV, o terrível, czar da Rússia. l Nascimento de Cervantes.
1548: Tratado de Borgonha: começa a separação dos Países Baixos. l Inácio de Loyola: Exercício Espirituais.
1549: Alonso de Mendoza funda La Paz. l Os portugueses conduzem os missionários jesuítas ao Japão. l Fundação de Salvador da Bahia, capital do Brasil.
1550: Ronsard publica Odes. l Bernardim Ribeiro: Obras.
1551: Guerra entre a França e o Papa. l A África do norte em poder dos turcos. l Fernão Lopes Castanheda: História e Conquista da Índia pelos Portugueses (início).
1552: Trégua entre a França e o Papa. l Maurício da Saxónia separa-se de Carlos V e ocupa Augsburgo e o Tirol. l Tratado de Chambord, aliança dos protestantes com Henrique II. l Bartolomeu de Las Casas: Brevíssima Relação da Destruição das Índias. l João de Barros: Décadas da Ásia, história da Índia portuguesa. l Naufrágio deMANUEL DE SOUSA SEPÚLVEDA na costa do Natal. l De autor anónimo espanhol, é publicado o romance picaresco Lazarillo de Tormes.
1553: Maria Tudor, rainha da Inglaterra. l Os franceses conquistam a Córsega. l Os portugueses em Macau.l No Brasil, JOÃO RAMALHO funda a vila de Santo André da Borda do Campo. l CAMÕES embarca para o Oriente. l Data provável em que FERNÃO MENDES PINTO, no Japão, encontra e colabora com S. Francisco Xavier.
1554: Casamento de Maria de Inglaterra com Filipe de Espanha. l Guerra de Ivan, o Terrível, com Gustavo Vasa pelo posse da Finlândia. l Com a ajuda de JOÃO RAMALHO, os jesuítas Anchieta e Nóbrega fundam São Paulo, no Brasil. l Lopo Homem traça o seu Planisfério.
1555: No Brasil é cultivada a cana de açúcar e o algodão. l Os franceses ocupam o Rio de Janeiro.
1556: Abdicação de Carlos V: Fernando I, rei da Alemanha e Filipe II, rei de Espanha. l Akbar, grão-mogol da Índia. l Breughel, o Velho: Steinoperation l Palestrina: Missa do Papa Marcelo. Morre em Trancoso o poeta BANDARRA.
1557: Morte de Lautaro, guerreiro araucano (peruano) que tentou resistir ao domínio espanhol. l Guerra de Espanha e Inglaterra contra a França. l Os protestantes, senhores da Escócia. l Primeiras bancarrotas em Espanha, França e Países Baixos.
1558: Os ingleses perdem Calais. l Elisabeth I, rainha que transforma a Inglaterra em grande potência marítima. l Morte de Carlos V. l Guerra entre a Suécia e a Rússia pela posse de Livonia. l Margarida de Navarra: Heptameron. l FERNÃO MENDES PINTOretorna do Oriente para Portugal.
1559: Paz de Château-Cambrésis entra Espanha e França. l Morte de Henrique II. l Governo dos duques de Guise. l O calvinismo em França.
1560: Carlos IX de França sob a regência de Catalina de Medicis. l Nicot introduz o tabaco em França.
1561: Ivan, o Terrível, aniquila a Ordem Teutónica. l Tintoretto: As Bodas de Canaã. l Gaspar Correia publica Lendas da Índia (data provável).
1562: Início das guerras de religião. l No Brasil, JOÃO RAMALHOdefende a vila de São Paulo contra o ataque da "confederação dos tamoios". l É publicada a Compilaçam de Todolas Obras de Gil Vicente.
1563: Assassinato de Francisco de Guise. l Fim da guerra dos huguenotes. l Fim do Concílio de Trento. l Início da Contra Reforma na Baviera. l Início da construção de El Escorial. l GARCIA DA ORTA: Coisas Medicinais da Índia e Colóquio dos Simples.
1564: Morte de Miguel Ângelo em Roma. l Maximiliano II, imperador. l Guerra comercial entre a Inglaterra e os Países Baixos. l Nascimento de Galileu. l Nascimento de Shakespeare. l Pio IV: Index Librorum Prohibitorum.
1565: Sublevação e aniquilamento dos boiardos, na Rússia.
1566: Os turcos na Hungria. l Aparecimento das Bolsas de Comércio. l Damião de Góis: Crónica do Felicíssimo Rei D. Manuel.
1567: O Duque de Alba nos Países Baixos. l Em França, segunda guerra de religião. l No Brasil, expulsão dos protestantes franceses e fundação do Rio de Janeiro por Mem de Sá l Diego Losada funda Caracas. l Nascimento de Monteverdi.
1568: Renúncia de Maria Stuart; Jacob VI, rei da Escócia. l O Duque de Alba domina os Países Baixos. l Hideioxi promove a unificação japonesa. l D. Sebastião assume o governo de Portugal. l Em Goa, morre GARCIA DA ORTA.
1569: Mercator edita o seu Planisfério.
1570: Em França, fim das guerras de religião. l Os turcos em Chipre. l Aliança de Espanha com o Papa e Veneza, contra os turcos. l Vindo do Oriente, CAMÕES regressa a Portugal.
1571: Batalha de Lepanto: fim da dominação turca no mar. l Bloqueio comercial dos Países Baixos contra a Inglaterra. l Os tártaros incendeiam Moscovo. l Estabelece-se a Inquisição no México. l É inventado o teodolito. l DAMIÃO DE GÓES é preso pela Inquisição. l Diogo Couto: O Soldado Prático.
1572: Condenação de Damião de Góis pela Inquisição. l Sublevação nos Países Baixos. l Noite de S. Bartolomeu: matança dos huguenotes, em Paris. l O pirata Drake ataca as possessões espanholas na América. l CAMÕES: Os Lusíadas.
1573: A Contra-Reforma na Polónia.
1574: Henrique III, rei de França. l O Duque de Alba abandona os Países Baixos. l Primeira expedição de D. Sebastião de Portugal ao norte de África.
1576: Primeiro teatro permanente na Inglaterra.
1577: Os portugueses são batidos pelos mouros em Alcácer Quibir, morte de D. Sebastião.
1578: Os russos cruzam os Urais e penetram na Ásia. l FERNÃO MENDES PINTO conclui a Peregrinação.
1579: União de Utrecht l Divisão dos Países Baixos: Províncias Unidas e Países Baixos Espanhóis. l Morte de DAMIÃO DE GÓES, possivelmente assassinado. l Sublevação na Irlanda.
1580: Data provável da morte de CAMÕES. l Morre JOÃO RAMALHO em São Paulo, Brasil. l Portugal anexado pela Espanha, embora o Prior do Crato e populares tentem resistir. l Montaigne: Ensaios. l GARCIA DA ORTA é condenado post-mortem pelo Tribunal do Santo Ofício; tem seus ossos desenterrados e queimados.
1581: Cortes de Tomar: Filipe II de Espanha é aclamado como Filipe I de Portugal. l Guilherme de Orange governa as Províncias Unidas. l Os russos começam a conquista da Sibéria.
1582: Reforma gregoriana do Calendário. l Giordano Bruno: De Umbis Idearum.
1583: Primeira colónia inglesa na Terra Nova. l Expedição de Raleigh à Virgínia. l Morre FERNÃO MENDES PINTO no Pragal (Almada).
1584: Assassinato de Guilherme de Orange. l Morte de Ivan, o Terrível; convulsões na Rússia. l El Greco pinta: Enterro do Conde de Orgaz.
1585: Primeiras missões jesuítas no Paraguai. l António Ferreira: Castro.
1587: Execução de Maria Stuart. l Na Pérsia, o padixá Abas restaura a dinastia dos Safévidas.
1588: Destruição, pelos ingleses, da Armada Invencível espanhola. l Assassinato dos Duques de Guise.
1589: Assassinato de Henrique III. l Fim do reinado dos Valois, em França. l Henrique IV, Bourbon, calvinista, passa a ser o novo rei de França. l Frei Amador Arrais: Diálogos.
1591: Primeira expedição inglesa à Índia.
1592: Shakespeare: Romeu e Julieta.
1593: Em Lisboa nasce MANOEL BOCARRO, futuro esteio do sebastianismo.
1594: Conversão de Henrique IV ao catolicismo.
1595: Morte do Prior do Crato, em Paris. l Guerra entre Henrique IV e Filipe II. l Caravaggio: Enterro.
1596: França, Inglaterra e as Províncias Unidas contra Filipe II. l Nascimento de Descartes. l Entrada do tomate na Europa, vindo da América do Sul. l Shakespeare: Sonho de Uma Noite de Verão.
1597: Shakespeare: O Mercador de Veneza.
1598: Edito de Nantes. l Filipe III, rei de Espanha. l Boris Godunov, czar da Rússia.
1599: Nascimento de Velasquez. l Shakespeare: Júlio César.
1600: Execução de Giordano Bruno. l Fundação da Companhia Inglesa das Índias Orientais. l No Japão, Tokugava Ieiasu toma o poder.
1600/81: Vida de Calderon de La Barca.
1601: Os holandeses destroem a frota espanhola em Gibraltar.
1602: Em Portugal, Ordenações Filipinas. l Fundação da Companhia Holandesa das Índias Orientais. l Fundação da fábrica de tapetes Gobelin l Campanella: A Cidade do Sol.
1603: Na Inglaterra, queda da dinastia Stuart e Cromwell avançando para a República. l Primeiras tentativas francesas de colonização do Canadá l Tokugawa, shogun do Japão. l Shakespeare: Hamlet.
1604: Fundação da Companhia Francesa das Índias Orientais.
1605: Cervantes: D. Quixote (1.ª. parte). l Francis Bacon publica Sobre o Progresso do Saber. l Johnson: Volpone. l Shakespeare encena o Rei Lear e Macbeth.
1606: Os Habsburgos reconhecem Bocskay como príncipe da Transilvânia. l Fundação da Companhia Inglesa da Virgínia. l Nascimento de Rembrandt.
1606/84: Vida de Corneille.
1607: Os ingleses na Índia. l Os jesuítas criam as Missões do Paraguai. l Monteverdi: Orfeu.
1608: Monteverdi: Ariana. l Em São Paulo, Brasil, nasce FERNÃO DIAS PAIS LEME, o futuro bandeirante, o Caçador de Esmeraldas. l Nasce em Lisboa o futuro PADRE ANTÓNIO VIEIRA l S. Francisco de Sales: Introdução à Vida Devota.
1609: Início da paz de doze anos entre a Espanha e as Províncias Unidas. l Champlain funda o Quebec. l Kepler: Astronomia. l Garcilaso El Inca: Comentários Reais.
1610: Luís XII, rei de França, sob a regência de Maria de Médici e Richelieu, partidário do absolutismo real, como primeiro ministro. l Observações telescópicas de Galileu. l Invenção do microscópio. l Rubens: Levantamento da Cruz.
1611: Hudson descobre o mar que levará o seu nome.
1612: Matias, imperador. l Paz entre a França e a Espanha.
1613: Na Rússia, dinastia dos Romanov l Cervantes: Novelas Exemplares. l John Donne: Epigramas e Sermões.
1614: Na ilha de Manhattan os holandeses fundam Nova Amsterdam. l Invenção dos logaritmos. l Van Royen efectua as primeiras triangulações geodésicas. l Primeira edição (expurgada) da Peregrinação de FERNÃO MENDES PINTO.
1615: Em Paris, Brosse inicia a construção do palácio do Luxemburgo. l Cervantes: D.Quixote (2ª. parte).
1616: Baffin descobre a baía que levará o seu nome. l A Igreja condena o heliocentrismo por ser contrário às Sagradas Escrituras. l Morte de Cervantes. l Morte de Shakespeare.
1617: Os portugueses são expulsos do Japão pelos holandeses. l Tratado de Pavia entre Espanha e o imperador Matias. l Paz entre a Rússia e a Suécia, ficando as províncias bálticas sob a alçada desta.
1618: Conflito religioso, início da Guerra dos Trinta Anos. l Fernando II, rei da Hungria. l O calvinismo ortodoxo firmado nas Províncias Unidas.
1619: Fernando II, imperador. l Frederico V, rei da Boémia. l Começa o tráfico de negros na Virgínia. l Em Lima, construção da Igreja de S. Francisco. l Kepler: Da Harmonia do Mundo. l Lope de Vega: Fuenteovejuna. l Rodrigues Lobo: Corte na Aldeia.
1620: Na batalha de Monte Branco, os católicos, sob a comandância de Tilly, derrotam Frederico V l Os peregrinos da Mayflower arribam à América do norte e fundam Plymouth; expansão do calvinismo. l Francis Bacon: Nova Organum.
1621: Filipe IV de Espanha reinicia a guerra com as Províncias Unidas. l Fundação da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais.
1622: Ormuz é conquistada pelos ingleses. l Invenção da régua de cálculo. l Francis Bacon: Augmentis Scientiarum.
1623: Dieta de Ratisbonn: é transferido para a Baviera o eleitorado palatino.
1623/62: Vida de Pascal.
1624: Richelieu no Concelho de França. l Os holandeses no nordeste do Brasil. l Cristiano IV, da Dinamarca, aliado dos protestantes. l MANOEL BOCARRO publica a sua obra sebastianista, Anacephaleoses da Monarchia Luzitana.
1625: Carlos I, rei da Inglaterra. l Wallenstein, comandante das tropas imperiais. l Os huguenotes franceses em La Rochelle. l Os franceses ocupam as Antilhas. l Fundação da Ordem de S. Vicente de Paula.
1626: A Guerra dos Trinta Anos: Wallenstein ocupa a Pomerânia; Tilly derrota o rei Cristiano da Dinamarca. l Com fins clínicos, Santorio descreve o primeiro termómetro. l Quevedo: El Buscón.
1627: Wallenstein ocupa a Dinamarca e a Baixa Saxónia. l Rendição de La Rochelle. l O Japão fecha-se aos estrangeiros.
1628: Harvey descobre a circulação sanguínea e publica De Motu Cordis.
1629: Paz entre França e Inglaterra. l Paz entre Fernando II e Cristiano IV. l Dissolução do Parlamento na Inglaterra. l Richelieu assegura aos huguenotes os seus direitos civis e religiosos mas não os políticos.
1630: Fundação de Boston. l Na Índia, começa a construção do Taj Mahal. l Tirso de Molina: El Burlador de Sevilla.
1631: Zurbaran: O Triunfo de S. Tomás, em Sevilha.
1632/77: Vida de Spinoza.
1632/1704: Vida de Locke.
1633: Extinta a Companhia do Comércio da Índia Oriental. l Galileu abjura ante a Inquisição. l O PADRE ANTÓNIO VIEIRA prega pela primeira vez.
1634: Os portugueses são expulsos da Etiópia. l Assassinato de Wallenstein l Os holandeses em Curaçau (coração).
1635: Guerra dos Trinta Anos: a França declara guerra à Espanha. l Richelieu cria a Academia Francesa. l Velasquez: Rendicion de Breda. l Van Dyck: Retrato de Carlos I.
1636: Fundação, na América, da colónia de Rhode Island l Corneille: El Cid l Calderon de La Barca: La Vida es Sueño.
1637: Em Évora, tumultos populares contra os espanhóis promovidos por Manuelinho. l Fernando III, imperador. l Em Veneza é fundado o primeiro teatro lírico. l Descartes: O Discurso do Método.
1638: Os holandeses iniciam a ocupação do Ceará l Introdução da imprensa nas colónias inglesas da América do norte. l Galileu: Duas Novas Ciências (mecânica e resistência dos materiais).
1640: D. João IV é aclamado rei e Portugal separa-se de Espanha; ao mesmo tempo, e não por acaso, revolta na Catalunha. l Parlamento alargado, na Inglaterra. l Os jesuítas proíbem o ensino do cartesianismo. l Os ingleses fixam-se na Índia. l Fundamentos do jansenismo. l Corneille: Horácio.
1641: Aliança franco-portuguesa. l Sublevação na Irlanda. l Descartes: Meditações.
1642: Revolta de Londres, guerra civil na Inglaterra, Cromwell contra Carlos I. l Os franceses fundam Montreal. l O explorador Tasman comprova que a Austrália é uma ilha. l Rembrandt pinta a Ronda da Noite. l Morte de Galileu.
1643: Na França, Luís XIV, o Rei-Sol, sob a regência de Ana de Áustria e a orientação de Mazarino. l Em Port-Royal desabrocha o jansenismo. l Morte de Monteverdi. l Na "Proposta a El-Rei D. João IV ", o PADRE ANTÓNIO VIEIRA declara-se favorável aos cristãos novos e apresenta um plano de recuperação económica.
1644: Portugal contra os espanhóis: batalha do Montijo, cerco de Elvas, batalha de Castelo Rodrigo. l Dinastia Ch'ing, manchu, na China. l Torricelli anuncia o descobrimento da pressão atmosférica e do barómetro. l Descartes: Princípios da Filosofia. l Milton: Aeropagítica.
1645: D. Francisco Manuel de Melo: Eco Político e História dos Movimentos e Separação da Catalunha.
1646: Prisão de Carlos I. l O Pe. António Vieira inicia missão diplomática a Haia e Paris.
1648: Paz de Westfalia, reconhecimento da república da Holanda, fim da Guerra dos Trinta Anos. l Motins populares na Andaluzia. l Guerra da Fronda, em França. l Apogeu do Pe. António Vieira, orador. l Experiências de Pascal com o vazio. l Em Paris, fundação da Real Academia de Pintura e Escultura.
1649: Em Portugal, fundação da Companhia Geral do Comércio para o Brasil. l Execução de Carlos I, de Inglaterra; Cromwell estabelece a Commonwealth.
1650: Os holandeses ocupam Java. l Motor de Worcester, início da utilização mecânica do vapor. l Morte de Descartes.
1651: Carlos II, rei da Escócia. l Acto de Navegação, de Cromwell. l Hobbes: Leviathan.
1652: Os espanhóis liquidam as revoltas populares na Catalunha e reconquistam Barcelona. l União da Inglaterra com a Escócia. l Os holandeses fundam a colónia do Cabo, em África.
1653: Cromwell, Lorde Protector de Inglaterra. l Fim da guerra da Fronda.
1654: Abdicação de Cristina da Suécia; sucede-lhe Carlos X. l A Holanda reconhece o Acto de Navegação. l Aliança anglo-portuguesa. l Tropas luso-brasileiras expulsam os holandeses e o comandante Nassau do nordeste do Brasil. l PADRE ANTÓNIO VIEIRA: Sermão de Santo António aos peixes. l Concluída a construção da Catedral de Cuzco (Peru).
1655: Prussianos e suecos na Polónia. l Os ingleses expulsam os espanhóis da Jamaica. l Em França, condenação do jansenismo. l.
Bibliografia:
historiadomundo.com.br
studioamerica.com.br
fehet.blogspot.com