Como Elaborar Resumos



O resumo é um exercício que combina a capacidade de síntese e a objectividade. O resumo é um texto que apresenta as ideias ou factos essenciais desenvolvidos num outro texto, expondo-os de um modo abreviado e respeitando a ordem pela qual surgem.
Resumir um texto é condensar as ideias principais, respeitando o sentido, a estrutura e o tipo de enunciação, isto é, os tempos e as pessoas, com ajuda do vocabulário de cada um. É, assim, apresentar um raciocínio objectivamente, escolher o essencial dos dados de um problema, as características de uma situação, as conclusões de uma análise, sem nenhum comentário.
O resumo é uma técnica que encara o texto como um todo, não é uma sequência de frases autónomas; pelo contrário, é um conjunto de ideias ordenadas, numa totalidade, formal e significativa.
Trata-se de um exercício de inteligência, exigindo a redacção de um novo texto, com base no texto-fonte.

 Elaboração do resumo

Para elaborar um resumo, consideram-se duas fases:
I Compreensão da estrutura do texto a resumir
II Redacção de um novo texto

1. Compreensão do texto original:

leitura global
leitura para descoberta da organização do texto:
              - levantamento das ideias ou factos essenciais;
              - detecção do seu encadeamento
Após uma primeira leitura de lápis na mão deve-se:
              - dividir o texto em partes
              -dar um título a cada uma das partes
              -assinalar as palavras chave
              - sublinhar os articuladores do discurso
              -esquematizar as ideias expostas/construir o plano do texto
            -detectar informações dadas pelo título, pela introdução, pelo desenvolvimento e pela conclusão.

2. Construção do novo texto (resumo)



Seleccionar as ideias ou factos essenciais do texto original que constarão no resumo
Suprimir:
            - palavras ou frases referentes a ideias ou factos secundários
            - repetições e redundâncias
            - interjeições e tudo o que contribua para um estilo particular do texto
            - pormenores desnecessários, exemplos, citações, pequenas histórias a propósito;
           - expressões explicativas do tipo "ou seja", "isto é", "quero dizer", "dito de outro modo", "por outras palavras"
Substituir frases e enumerações do texto original, por outras que tornem mais económica a expressão, devendo excluir-se as transições.
Manter o fio condutor do texto a resumir.

3. Construção do resumo

Manter os valores mais significativos nos textos que fornecem dados em números
Escolher o vocabulário com rigor, de modo a evitar palavras inexpressivas
Redigir o resumo em linguagem clara e concisa
não exprimir opiniões pessoais
Não repetir frases do autor do texto original
Omitir/ou transformar discurso directo em discurso indirecto
respeitar a ordem pela qual as ideias ou factos são apresentados no texto-base
Articular os parágrafos e as frases
Reduzir a extensão do texto a cerca de 2/3 do texto base, ou ao número de palavras ou de linhas proposto.


4. Autocorrecção do resumo

Concluído o resumo, há que aperfeiçoá-lo. Esta lista de autocorrecção pode dar uma ajuda nesse sentido, pois recupera alguns dos aspectos mais importantes do acto de resumir.






Lista de verificação do resumo
Aspectos a considerar
Sim
Não
Não observado
1. Referi apenas as ideias ou factos principais do texto original.



2. Omiti ou substituí as listas ou enumerações por uma designação mais geral.



Evitei o recurso a expressões explicativas do tipo "isto é", "como se sabe", etc.



4. Respeitei a ordem das ideias do texto original.



5. Transformei o discurso directo em discurso indirecto.



6. Excluí pormenores irrelevantes, exemplos, citações, pequenas histórias a propósito.



7. Evitei copiar frases ou expressões do texto.



8. Articulei bem os parágrafos e as frases.



9. O texto resumido não excede 1/3 do número de linhas do texto original.



(Adaptado do manual Ser em Português, 10º ano, págs. 214/215)




Evidentemente, alguns resumos são mais fáceis de fazer do que outros, dependendo especialmente da organização e da extensão do texto original. Assim, um texto não muito longo e cuja estrutura seja perceptível à primeira leitura, apresentará poucas dificuldades a quem resume. Em todo o caso, quem domina a técnica - e esse domínio só se adquire com a prática - não encontrará obstáculos na tarefa de resumir, qualquer que seja o tipo de texto.
Os resumos são, igualmente, ferramentas úteis ao estudo e à memorização de textos escritos. Além disso, textos falados também são passíveis de resumir. Anotações de ideias significativas ouvidas no decorrer de uma palestra, por exemplo, podem vir a constituir uma versão resumida de um texto oral.

Revisando:

Uma seqüência de passos eficiente para fazer um bom resumo é o seguinte:



  • Ler atentamente o texto a ser resumido, assinalando nele as idéias que forem parecendo significativas à primeira leitura.
  • Identificar o gênero a que pertence o texto (uma narrativa, um texto opinativo, uma receita, um discurso político, um relato cômico, um diálogo, etc.

  • Identificar a idéia principal (às vezes, essa identificação demanda seleções sucessivas, como nos concursos de beleza...).

  • Identificar a organização - articulações e movimento - do texto (o modo como as idéias secundárias se ligam logicamente à principal).

  • Identificar as idéias secundárias e agrupá-las em subconjuntos (por exemplo: segundo sua ligação com a principal, quando houver diferentes níveis de importância; segundo pontos em comum, quando se perceberem subtemas).

  • Identificar os principais recursos utilizados (exemplos, comparações e outras vozes que ajudam a entender o texto, mas que não devem constar no resumo formal, apenas no livre, quando necessário).


  • Esquematizar o resultado desse processamento.


  • Redigir o texto.



Bibliografia:

portuguesonline.no.sapo.pt
www.pucrs.br
fehet.blogspot.com