Crase


Crase é um dos metaplasmos por supressão de fonemas a que as palavras podem estar sujeitas à medida que uma língua evolui. Neste caso, há a fusão de dois fonemas vocálicos idênticos e seguidos em um só.

Exemplos:

door (português arcaico) > dor ((em português));
noo (português arcaico) > nó ((em português));
seer (português arcaico) > ser ((em português));
veer (português arcaico) > ver ((em português));

A crase ocorre quando temos de juntar duas vogais iguais em uma frase. Por exemplo, a preposição “a” seguida do artigo “a”, resultará no “a” com crase.
A crase é representada por um traço invertido em cima da vogal (acento grave): à
Por ser formada pelo artigo “a”, a crase só aparecerá antes de palavras femininas.

Uma boa dica para saber se existe crase em uma vogal, é trocar a palavra feminina para uma masculina. Se nessa troca, aparecer “ao(s)”, significa que existe crase. Exemplo:

- Vou à igreja -> Vou ao shopping.

Note que a verbo ir (vou) exige preposição, e igreja é uma palavra feminina. Quando trocada por “shopping”, o “a + a” tornou-se “ao”. Então existe crase.

Nunca existirá crase antes de:

- Palavras masculinas
- Verbos
- Entre palavras repetidas (dia-a-dia)
- antes de artigos indefinidos (um, umas, uns, umas)
- antes de palavras no plural se o “a” estiver no singular
- antes de numeral cardinal (exceto se indicarem hora)

Sempre ocorrerá crase:

- Antes de locuções prepositivas, adverbiais e conjuntivas: às vezes, à toa, à esquerda, à noite ..
- antes de numeral cardinal indicando hora

Pode ou não ocorrer crase

- Antes de nomes de cidades, lugares, países, etc. Um bom truque para saber se vai crase ou não, é encaixar a palavra em questão na frase:

“Vou a, volto da, crase há! vou a, volto de, crase pra quê?”
Quando terminamos a aula sobre crase, há um mês, a última frase foi "Há vários casos especiais referentes ao uso da crase, mas isso deixaremos para outro dia". Chegou esse dia. Hoje veremos os casos especiais. São eles: (Quem não leu a primeira aula, clique aqui)

01) Quando houver a preposição a antes dos pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo, há que se colocar o acento grave indicativo da crase sobre o a dos pronomes demonstrativos. Por exemplo:"Não mais obedecerei àquele sujeito"; "Assisti àquela peça teatral"; "Não me referi àquilo que você disse". 


02) Diante da palavra DISTÂNCIA, só ocorrerá crase, se houver a formação de locução prepositiva, ou seja, se não houver a preposição de, não ocorrerá crase. Por exemplo:"Reconheci-o a distância" (sem crase, pois não há a preposição de);"Reconheci-o à distância de duzentos metros". 


03) Diante do pronome relativo que ou da preposição de, quando for fusão da preposição a com o pronome demonstrativo a, as, ocorre crase. Estes pronomes são sinônimos de aquela, aquelas. Por exemplo:"Essa roupa é igual à que comprei ontem" (é igual àquela que comprei);"Sua voz é idêntica à de um primo meu" (é idêntica àquela de meu primo). 


04) Diante dos pronomes relativos a qual, as quais, quando o verbo da oração subordinada adjetiva exigir a preposição a, ocorre crase. Por exemplo:"A cena à qual assisti foi chocante" (quem assiste, assiste a algo). 


05) Quando o a estiver no singular, diante de uma palavra no plural, não ocorre crase. Por exemplo:"Referi-me a todas as alunas, sem exceção"; "Não gosto de ir a festas desacompanhado". 



06) Diante de pronomes possessivos femininos [minha(s), tua(s), sua(s), nossa(s), vossa(s)],é facultativo o uso do artigo, então, quando houver a preposição a, será facultativa a ocorrência de crase. Por exemplo:"Referi-me a sua professora" ou "Referi-me à sua professora"; "Referi-me a suas professoras" ou "Referi-me às suas professoras". 


07) Após a preposição até,é facultativo o uso da preposição a, portanto, caso haja substantivo feminino à frente, a ocorrência de crase também será facultativa. Por exemplo:"Fui até a secretaria" ou"Fui até à secretaria". 


08) A palavra CASA: A palavra casa só terá artigo, se estiver especificada, portanto só ocorrerá crase diante da palavra casa se ela estiver especificada. Por exemplo:"Voltarei a casa antes de todos" (sem crase, pois a palavra casa não está especificada); "Voltarei à casa de Ronaldo antes de todos" (com crase, pois a palavra casa está especificada). 


09) A palavra TERRA: Significando planeta, é substantivo próprio e tem artigo, consequentemente, quando houver a preposição a, ocorrerá a crase. Significando chão firme, solo, só terá artigo quando estiver especificada, portanto, quando significar chão firme, solo, só poderá ocorrer a crase se vier especificada. 


Por exemplo:"Os astronautas voltaram à Terra" (com crase, pois "terra" está caracterizando o planeta);"Os marinheiros voltaram a terra" (sem crase, pois significa chão firme, solo e não está especificada);"Irei à terra de meus avós" (com crase, pois significa chão firme, solo e está especificada). 


10) Nos adjuntos adverbiais de meio ou instrumento, até há bem pouco tempo só se admitia o acento indicativo de crase se houvesse ambiguidade na frase. Modernamente, porém, os gramáticos estão admitindo tal acento em qualquer circunstância. Por exemplo:"Preencheu o formulário à caneta"; "Paguei à vista minhas compras" (A gramática normativa padrão condenava esse acento há pouquíssimo tempo). 

Obs.: Em relação a essa última regra, acato a dinamicidade da língua e acompanho a modernidade, apesar de ser contra esse acento.

USO PROIBIDO DA CRASE

Não se usa acento grave diante de:

palavras masculinas = Pintou o quadro a óleo. Falaram a respeito de você. Nota = escreve-se: sapatos à Luís XV, estilo à Coelho Neto, porque nessa expressões se subentendem as palavras moda ou maneira, que são femininas.

palavras femininas não-determinadas, isto é, não precedidas de artigo = Isto cheira a tolice. Nota = neste caso, tais palavras são tomadas em sentido geral, indeterminado.

verbos = Estou disposto a colaborar. Levou-os a passear.

esta e essa = Cheguei a essa conclusão.

pronomes indefinidos = Escreveu a toda pressa. Não deu valor a nada.

pronomes pessoais e de tratamento = Escrevi a você. Falei a ela. Nota = quando o vocábulo dona é substantivado ocorre crase. Por exemplo: Falei à dona de meu apartamento.

pronomes interrogativos = A quem haverei de recorrer?

artigos indefinidos = Fomos a uma aldeia.

nomes próprios que repelem o artigo = Fui a Lisboa(Vim de Lisboa). Rezo a Nossa Senhora. Nota = haverá crase toda vez que o substantivo for determinado pelo artigo. Por exemplo: Fui à Bahia(Vim da Bahia).

locuções de palavras femininas repetidas = Gota a gota. Frente a frente.

Exemplo na Imagem abaixo:
(Clique para Ampliar)

A CRASE SE DÁ EM:

a) Contração da preposição a com o artigo feminino "a".
b) Contração da preposição a com o pronome demonstrativo "a".
c) Contração da preposição a com o "a" que inicia os demonstrativos aqueles, aquela, aquilo, aquelas.
Exemplo:

Irei à escola-Irei àquela escola

Irei a a escola-Irei a + aquela escola

O verbo ir pede a preposição "a" e o substantivo "escola" pede o artigo feminino "a".

A + a = à

Irei à escola

Exemplo:

Falei à de saia branca =( à = a + aquela )

Falei a (= aquela) de saia branca.

Dei um livro àquele rapaz =

Deu um livro a aquele rapaz.

Levamos conforto àquela menina =

Levamos conforto a aquela menina.

Refiro-me àquilo que... =

Refiro-me a aquilo que...

Para que haja crase é necessário que se observe o seguinte:

a) A palavra seja feminina acompanhada de artigo feminino definido "a".
b) O verbo exige a preposição e o substantivo, o artigo.
c) Que a palavra que antecede o substantivo exija a preposição "a" por força de sua regência.
Ocorre crase nos seguintes casos:


a) Diante de palavra feminina, clara ou oculta, que não repele o artigo.
Como sabermos se a palavra feminina repele ou não, o artigo ?

Basta construi-lo em orações em que apareça regidos das preposições: "de", "em" e "por". Se tivermos meras preposições, o nome dispensa artigo.

Exemplo:

Vou a Copacabana


Vou a Vitória


Substituo o verbo ir (= vou) por: venho, passo, moro


Venho de Vitória.


Passo por Vitória.


Moro em Vitória.


Então:


Vou a Copacabana.


Vou a Vitória.


O "a" é mera preposição e as palavras Copacabana e Vitória repelem o artigo, por isso não se usa crase.


Porém, se houver necessidade de usar, respectivamente: da (= de + a); na (= em + a); pela (= por + a), a palavra feminina tem o artigo feminino definido "a", então haverá crase:


Exemplo


Vou à Bahia


Venho da Bahia


Moro na Bahia


Passa pela Bahia.


Houve contração da preposição de + a = da, em + a = na, por + a = pela por isso "a" da Bahia é craseado.


Vou à Bahia.


Outra regra prática para sabermos se o substantivo exige ou não, o artigo feminino definido "a".


Emprega-se a crase sempre que, substituindo-se o vocábulo feminino por um masculino, aparece a contração da preposição "a" com o artigo "o" = ao antes do nome masculino.


Eu vou a cidade


Posso dizer:


Eu vou ao Município


Logo na oração:


Eu vou a cidade,


O "a" da cidade deve ser craseado.


Se o nome feminino repelir o artigo, pode exigi-lo quando determinado por um adjunto.


Exemplo:


Eu vou a Roma


A palavra Roma repele o artigo feminino, porém se eu disser:


Eu vou a Roma dos Césares


A palavra Roma, agora, está determinada, então, craseia-se o "a" de Roma.


Eu vou à Roma dos Césares


Outro exemplo:


Eu vou a Copacabana.


Eu vou à Copacabana de minha infância


Ele foi a Minas


Ele foi à Minas de Tiradentes.


Podemos usar o seguinte meio mnemônico para o uso da crase:


Se vou a


E venho dá


Eu craseio o à


Exemplo:


Vou a festa


Venho da festa


Então eu craseio o "a" da festa.


Vou à festa


Se eu vou a


E venho dê


Crasear o a


Para quê ?


Exemplo:


Vou a são Paulo.


Venho de São Paulo.

A palavra São Paulo repele o artigo, então o "a" antes da palavra São Paulo é mera preposição, logo: Não se usa crase.

OBSERVAÇÃO:

Se venho-"da"-é "a" (com crase).

Se venho-"de"-é "a" (sem crase).

Vou à Grécia-Venho da Grécia

Vou a Santa Catarina-Venho de Santa Catarina


Bibliografia:

wikipedia.org
infoescola.com
www1.folha.uol.com.br
micropic.com.br
brazilianportugues.com
fehet.blogspot.com