A Torre de Babel

A torre de Babel era um famoso zigurate, localizado na BabilĂ´nia, que continha o templo que homenageava o deus Marduk.
Acima temos o famoso quadro de Torre de Babel, pintado por Pieter Brueghel, o velho, no século XVI. É interessante notar que ele imaginou a existência de arcos na torre, porém, observa-se que os arcos eram comuns na época do desenho do quadro, e não durante a construção do zigurate.
O rei da SĂ­ria Senacherib, que governou entre 705-680 a. C., saqueou a BabilĂ´nia na ocorrĂŞncia de sua invasĂŁo. Ele destruiu, assim, o zigurate existente, o zigurate de Hamurabi, construĂ­do entre 1792-1750 a.C.
Entretanto, anos depois, Nabupalassar, rei da Babilônia entre 629-609 a.C., pai de Nabucodonosor, fez a reconstrução do templo.
Do ponto de vista estrutural, foi encontrada facilidade para a reconstrução, já que a maior parte das fundações já tinham sido feitas. O novo projeto, feito 12 séculos depois da destruição do primeiro zigurate, aumentou a largura( em 15 m para cada lado) e a altura da obra antiga. A foto ao lado mostra o que restou da famosa torre de Babel nos dias atuais.

Pode-se afirmar que o rei persa Ciro, na ocasião de sua invasão a Babilônia, fez questão de preservar o templo devido a sua beleza estética. Posteriormente, outro rei persa, Xerxes, destruiu parcialmente a torre de Babel. Alexandre, o Grande, rei grego, reconstruiu o zigurate.
Não é mencionado no relato do Gênesis que Deus destruiu directamente a torre; contudo, os relatos no Livro dos Jubileus,atestam a tradição de que Deus derrubou a torre com um grande vento.
Nome Torre de Babel, ou Zigurate de Marduk
Sistema Estrutural Torre escalonada com oito patamares
Função Templo
Localização Mesopotâmia, atualmente Iraque
Época da construção 1792 - 1750 a.C.
Projeto Autor desconhecido
Execução Autor desconhecido
Dimensões Altura: 91,6 m
Base: 90 x 90 m
Material Alvenaria de tijolos secados ao sol, tijolos cozidos e tijolos esmaltados.

Bibliografia:
ExtraĂ­do da internet
fehet.blogspot.com