Mulher prevê o Arrebatamento

arrebatamentocrop fortianismo

Estava navegando pela internet por aí, quando me deparei com uma postagem de um site muito "podemos dizer" pra lá de estranha, o Site conta o seguinte:

“Uma mulher da antiga igreja que minha mãe freqüentava (eu também freqüentava, quando ainda era criança) sentiu-se tocada por Deus a tirar uma foto de uma pagina da Bíblia que falava sobre o fim dos tempos, ou arrebatamento. Essa mulher o fez e o resultado foi uma foto escura, embaçada em preto e branco, e não com as páginas como deveria ser.

Então a mulher tirou varias cópias e distribuiu para os membros daquela pequena igreja, sendo assim apenas algumas poucas pessoas atualmente possuem a foto. Isso já tem alguns anos, e foi restrito a uma pequena igreja em Belo Horizonte.

Quem olha a foto sem ter explicações não entende nada, apenas vê manchas brancas em formatos estranhos. Mas quando são dadas as explicações, podem-se ver várias coisas, como camelos, pirâmides, mulheres (inclusive um vulto saindo de um túmulo) e camas vazias ou mesa com cadeira, com bastante precisão”.

A imagem e o relato é de Luiz Gustavo Neres, e o caso ilustra muito bem diversos fenômenos que a abordagem cética pode ajudar a entender melhor. No recorte acima, pode ser difícil entender algo. Mas e se “explicarmos” que o que se vê seria uma multidão de pessoas com roupas brancas (e longos cabelos negros), reunidas em volta de um objeto no céu, que seria uma trombeta?

arrebatamentofull thumb fortianismo
Clique para ampliar



As legendas para interpretação:


  1. Trombeta;
  2. Multidão de pessoas com roupas brancas;
  3. Igreja;
  4. Cama vazia ou Mesa com cadeira;
  5. Mulher lavando roupa e um vulto subindo ao seu lado (suposto arrebatamento)
  6. Três pirâmides e um camelo;
  7. Cemitério, com um vulto em ascensão;
  8. Curral?
  9. Duas Crianças.

De forma muito curiosa, alguns detalhes, como as pirâmides e o camelo, parecem se apresentar “com bastante precisão”. Seria algo sobrenatural? Ou uma fraude?

A resposta pode não ser nenhuma das alternativas.

Rorschach blot 04 fortianismoA fotografia exibe uma série de manchas, decorridas de uma falha no processo de revelação. Os produtos químicos utilizados para tratar o filme pingaram e se espalharam pelo negativo, gerando esta série de imagens. Não é mera coincidência que as manchas se assemelhem justamente àquelas produzidas no famoso teste de Rorschach.


As dez lâminas do teste psicológico são produzidas pingando tinta e dobrando folhas de papel, de forma que a tinta se espalhe de forma aleatória e produza padrões com uma simetria bilateral. As manchas no negativo do “arrebatamento” não possuem esta simetria, mas também evidenciam ter sido produzidas pelo espalhamento aleatório de produtos químicos reagindo sobre a superfície do filme. Os produtos podem ter sido afetados pelo contato com outros objetos durante o processo de revelação, como uma grade, o que explicaria padrões de ângulos retos.

Exatamente como o teste Rorschach, a interpretação destas manchas indica mais sobre a psique dos observadores do que algum artista sobrenatural dado a manipular manchas. Uma pessoa religiosa, ligada ao evangelho, sem surpresa projeta imagens relacionadas a suas crenças. E exatamente como no teste Rorschach, quando esta interpretação é partilhada, como uma legenda, uma “explicação” ao que deve ser visto nas manchas aleatórias, outras pessoas também podem vê-las.

Sem este condicionamento prévio, contudo, poucos verão mesmo os camelos que parecem surgir tão claramente em meios às pirâmides. Várias pessoas que observaram a imagem, sem o condicionamento prévio das “explicações”, viram na imagem… o rosto de um macaco bem ao centro da imagem. Você pode vê-lo?



Se é Mito Ou Verdade, a resposta Fica com Vocês!


Fonte: Ceticismo aberto