Morfologia e Fisiologia



“A anatomia deve, realmente, ser considerada como o fundamento sólido de toda a arte da medicina e é sua preliminar essencial”. Versalius (1543) 

A Morfologia,  é a ciência que trata do estudo das formas biológicas dos seres vivos, levando em consideração as características anatômicas dos mesmos e se tornando ferramenta fundamental para a identificação e classificação das espécies.

 A descrição morfológica baseia-se na observação das estruturas presentes no corpo dos seres, o que direciona o estudo das organizações estruturais dos organismos, possibilitando comparações entre os diferentes tipos de organizações estruturais, ou seja, a anatomia comparativa. 

A Fisiologia é a ciência que consiste no estudo do funcionamento da matéria viva, procurando explicar os fatores físicos e químicos responsáveis pela origem, desenvolvimento e progressão da vida. Pensando que cada ser possui características funcionais próprias, então a fisiologia pode ser dividida em várias áreas, tais como: fisiologia bacteriana, fisiologia celular, fisiologia virótica, fisiologia vegetal e fisiologia humana, entre outras. 
Logo, os estudos fisiológicos associados aos estudos morfológicos dos seres vivos constituem as propriedades fundamentais para a intervenção médica, biológica e para a classificação dos mesmos, perfazendo pilares do estudo dos seres.

O Depto. de Morfologia e Fisiologia Animal é responsável por disciplinas básicas, imprescindíveis para a formação profissionalizante dos Médicos Veterinários, Zootecnistas e Agrônomos. Na área de pesquisa, são desenvolvidos projetos em Morfologia, Fisiologia e Farmacologia Veterinária. Seu Corpo Docente é composto por Professores Pesquisadores titulados, cuja formação, na sua maioria, foi enriquecida em estágios de Pós-Graduação no Exterior, o que os qualifica com excelência nas suas atividades de Docência e Pesquisa.

Para melhor entender


  • Morfologia: Estudo da forma, constituição e localização dos órgãos.
  • Fisiologia: Estudo da função dos órgãos.


(Fisiologia de uma Árvore, pois mostra seu funcionamento.)

(Morfologia de Um Cavalo, pois está apontando apenas os membros do Animal.)

A morfologia vegetal

 uma das bases da botânica, tem por objetivo estudar e documentar formas e estruturas das plantas. Utilizada, dentre outras coisas, no auxílio à classificação de plantas (também conhecido como sistemáticas) e na fisiologia vegetal.


 A fisiologia vegetal

 estuda os fenômenos vitais que concernem às plantas. Estes fenômenos podem referir-se ao metabolismo vegetal; ao desenvolvimento vegetal; ao movimento vegetal ou a reprodução vegetal.

Funções protetoras: 

Espinhos, catafilos, brácteas e etc.


Fonte:
Retirado da Internet