Humanismo



Introdução

Humanismo é o nome que se dá à produção escrita histórica literária do final da Idade Média e início da Moderna ,ou seja ,parte do século XV e início do XVI , mais precisamente ,de 1434 a 1527.

Três atividades mais destacadas compuseram esse período :
a produção historiográfica de Fernão Lopes ,a produção poética dos nobres , por isso dita Poesia Palaciana ,e a atividade teatral de Gil Vicente. 


CONTEXTO HISTÓRICO

No final do século XV ,a Europa passava por grandes mudanças ,provocadas por invenções como a bússola ,pela expansão marítima que incrementou a indústria naval e o desenvolvimento do comércio com a substituição da economia de subsistência ,levando a agricultura a se tornar mais intensiva e regular .Deu-se o crescimento urbano ,especialmente das cidades portuárias ,o florescimento de pequenas indústrias e todas as demais mudanças econômicas provenientes do Mercantilismo ,inclusive o surgimento da burguesia . 


 Todas essas alterações foram agilizadas com o surgimento dos humanistas , estudiosos da cultura clássica antiga .Alguns eram ligados à Igreja ;outros ,artistas ou historiadores ,independentes ou protegidos pro mecenas. Esses estudiosos tiveram uma importância muito grande porque divulgaram ,de forma mais sistemáticas ,os novos conceitos , além de identificaram e valorizarem direitos dos cidadãos . Acabaram por situar o homem como senhor de seu próprio destino e elegeram-no como a razão de todo conhecimento ,estabelecendo ,para ele ,um papel de destaque no processo universal e histórico. 
Em Portugal ,todas essas alterações se fizeram sentir ,evidentemente ,ainda que algumas pudessem chegar ali com menor força ou ,talvez ,difusas ,sobretudo porque o impacto maior vivido pelos portugueses foi proporcionado pela Revolução de Avis ( 1383-1385 ), na qual D.João , mestre de Avis ,foi ungido rei ,após liderar o povo contra injunções de Castela . 

CARACTERÍSTICAS

Culturalmente ,a melhoria técnica da imprensa propiciou uma divulgação mais ampla e rápida do livro ,democratizando um pouco o acesso a ele .
O homem desse período passa a se interessar mais pelo saber ,convivendo com a palavra escrita. Adquire novas idéias e outras culturas como a greco-latina. 
Mas ,sobretudo ,o homem percebe-se capaz ,importante e agente . 
Acreditando-se dotado de "livre arbítrio",isto é , capacidade de decisão sobre a própria vida , não mais determinada por Deus , afasta-se do teocentrismo ,assumindo ,lentamente , um comportamento baseado no antropocentrismo . Isto implica profundas transformações culturais . De uma postura religiosa e mística ,o homem passa gradativamente a uma posição racionalista.O Humanismo funcionará como um período de transição entre duas posturas . Por isso ,a arte da época é marcada pela convivência de elementos espiritualistas ( teocêntricos ) e terrenos ( antropocêntricos ) . 


TEXTO PALACIANO

" Que de meus olhos partays

em qual quer parte questeys ,

em eu coraçam fycays

e nele vos converteys .

Este é o vosso luguar ,

Em que mays çerta vos vejo ,

por que nam quer meu desejo

que vos dy possays mudar .

E por ysso que partays ,

em qual quer parte questeys ,

em meu coraçam fycays ,

pois nele vos converteys . "

AUTORES,FERNÃO LOPES ,GIL VICENTE.


Bibliografia:
Fehet.blogspot.com