ARTE GREGA


Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à razão. A arte grega é focada na busca do prazer pelo homem, ao contrário do que era praticado nas civilizações da Antiguidade Oriental, os gregos buscavam o Antropocentrismo, ou seja todas as respostas são buscadas no homem e não na fé.
São as principais características da arte grega: o racionalismo; a valorização do belo; do corpo humano e também de cenas da mitologia.

Partenon (Templo à deusa Atena)

Arquitetura Grega


(Colunas Dórica, Jônica e Coríntia)
         As edificações que despertaram maior interesse são os templos. A característica mais evidente dos templos gregos é a simetria entre o pórtico de entrada e o dos fundos. O templo era construído sobre uma base de três degraus. As colunas eram construídas segundo os modelos dórico, jônico e coríntio.
         Estilo Dórico - era simples e maciça. O capitel era uma almofada de pedra. Sendo a mais antiga das ordens arquitetônicas gregas, a ordem dórica, por sua simplicidade e severidade, empresta uma idéia de solidez e imponência
         Estilo Jônico - representava a graça e o feminino. O capitel era formado por duas espirais unidas por duas curvas. A ordem dórica traduz a forma do homem e a ordem jônica traduz a forma da mulher.
         Estilo Coríntia - o capitel era formado com folhas de acanto e quatro espirais simétricas, muito usado no lugar do capitel jônico, de um modo a variar e enriquecer aquela ordem. Sugere luxo e ostentação.




Cariátides (colunas Jônicas diferenciadas)
Pintura

         A pintura grega encontra-se na arte cerâmica. Além de servir para rituais religiosos, esses vasos eram usados para armazenar, entre outras coisas, água, vinho, azeite e mantimentos.
         As pinturas dos vasos representavam pessoas em suas atividades diárias e cenas da mitologia grega. O maior pintor de figuras negras foi Exéquias.
          
         A pintura grega se divide em três grupos:
          1) figuras negras sobre o fundo vermelho
 2) figuras vermelhas sobre o fundo negro
 3) figuras vermelhas sobre o fundo branco

Representação de um banquete pintado em um vaso


Escultura

         Carcterísticas principais:
         Antropomorfismo (representação das formas humanas);
         Antropocentrismo (valorização do homem nas artes);
         Equilíbrio das formas
         Sensação de Movimento
         No Período Arcaico os gregos começaram a esculpir, em mármores, grandes figuras de homens. Primeiramente aparecem esculturas simétricas, em rigorosa posição frontal, com o peso do corpo igualmente distribuído sobre as duas pernas. Esse tipo de estátua é chamado Kouros (palavra grega: homem jovem).
         No Período Clássico passou-se a procurar movimento nas estátuas, para isto, se começou a usar o bronze que era mais resistente do que o mármore, podendo fixar o movimento sem se quebrar. Surge o nu feminino, pois no período arcaico, as figuras de mulher eram esculpidas sempre vestidas. 
         Período Helenístico podemos observar o crescente naturalismo: os seres humanos não eram representados apenas de acordo com a idade e a personalidade, mas também segundo as emoção.




 (Hermes de Praxíteles)




(Representação do Templo de Zeus, criado por Fídias era considerado uma das sete maravilhas do mundo antigo)



ÂNFORA
Vasilha em forma de coração, com o gargalo largo ornado com duas asas; - Hidra - (derivado de ydor, água) tinha três asas, uma vertical para segurar enquanto corria a água e duas para levantar; - Cratera - tinha a boca muito larga, com o corpo em forma de um sino invertido, servia para misturar água com o vinho (os gregos nunca bebiam vinho puro), etc.
As pinturas dos vasos representavam pessoas em suas atividades diárias e cenas da mitologia grega. O maior pintor de figuras negras foi Exéquias.

PERÍODO ARCAICO

No Período Arcaico os gregos começaram a esculpir, em mármores, grandes figuras de homens.
Primeiramente aparecem esculturas simétricas, em rigorosa posição frontal, com o peso do corpo igualmente distribuído sobre as duas pernas. Esse tipo de estátua é chamado Kouros (palavra grega: homem jovem).

PERÍODO CLÁSSICO

No Período Clássico passou-se a procurar movimento nas estátuas, para isto, se começou a usar o bronze que era mais resistente do que o mármore, podendo fixar o movimento sem se quebrar. Surge o nu feminino, pois no período arcaico, as figuras de mulher eram esculpidas sempre vestidas.

PERÍODO HELENÍSTICO

Período Helenístico podemos observar o crescente naturalismo: os seres humanos não eram representados apenas de acordo com a idade e a personalidade, mas também segundo as emoções e o estado de espírito de um momento.
O grande desafio e a grande conquista da escultura do período helenístico foi a representação não de uma figura apenas, mas de grupos de figuras que mantivessem a sugestão de mobilidade e fossem bonitos de todos os ângulos que pudessem ser observados.
Os principais mestres da escultura clássica grega são:
Praxíteles
Celebrado pela graça das suas esculturas, pela lânguida pose em "S" (Hermes com Dionísio menino), foi o primeiro artista que esculpiu o nu feminino.
Policleto
Autor de Doríforo - condutor da lança, criou padrões de beleza e equilíbrio através do tamanho das estátuas que deveriam ter sete vezes e meia o tamanho da cabeça.
Fídias
Talvez o mais famoso de todos, autor de Zeus Olímpico, sua obra-prima, e Atenéia. Realizou toda a decoração em baixos-relevos do templo
Partenon
As esculturas dos frontões, métopas e frisos.
Lisipo
Representava os homens "tal como se vêem" e "não como são" (verdadeiros retratos). Foi Lisipo que introduziu a proporção ideal do corpo humano com a medida de oito vezes a cabeças.
Miron
Autor do Discóbolo - homem arremessando o disco.

PARA SEU CONHECIMENTO

MITOLOGIA

Zeus
Senhor dos céus
Atenéia
Deusa da guerra
Afrodite
Deusa do amor
Apolo
Deus das artes e da beleza;
Posseidon
Deus das águas; entre outros.
Olimpíadas
Realizavam-se em Olímpia, cada 4 anos, em honra a Zeus. Os primeiros jogos começaram em 776 a.C. As festas olímpicas serviam de base para marcar o tempo.
Teatro
Foi criada a comédia e a tragédia. Entre as mais famosas: Édipo Rei de Sófocles.
Música
Significa a arte das musas, entre os gregos a lira era o instrumento nacional.

PRINCIPAIS ESTADOS GREGOS

Na Grécia central: Etolia, Dórida, as três Lócrias, Fócida, Beócia, Atica, Megárida; no Peloponeso: Acaya, Mesenia, Elida, Argólida, Laconia, Arcadia, Lacedemonia; na Ásia Menor: Eolia, Jonia.
Nota-se na tabela abaixo que os ítens Área Geográfica, Pintura e Artes Decorativas não estão relacionados ao ítem Cronologia, como os demais.

Localização
Manisfestações artísticas
Cronologia
Área Geográfica
Arquitetura
Escultura
Pintura
Artes Decorativas
Período Arcaico
(s. VIII a.C. - até
510 a.C.)
Grécia continental e
insular, costas da
Ásia Menor e
Magna Grécia
Formação das
ordens dórica e
jônica. A principal
construção é o
templo.
Estátuas de kuroi
- jovens atletas -
e korais
- donzelas
Melhores
representações
pictóricas da arte
grega na cerâmica.
Da pintura mural
não restam mostras,
embora se conheça
os nomes dos artirtas
A cerâmica é uma
das manisfestações
artísticas mais
representativas
desta arte.
Grande variedade de
vasos, decorados
com motivos que
vão desde os
geométricos e as
cenas funerárias dos
mais antigos, até os
vegetais, florais e
animais. Representa-
se a figura humana:
Estilos das figuras
negras e das figuras
vermelhas
Período
Protoclássico
(até 510 a.C. -
460 a.C.)
"
Templos de Zeus
em Olímpia e Afaia
em Egina.
Surge estilo coríntio
Esculturas nos
frontões dos templos:
Luta de lapitas
contra centauros.


Período Clássico
(460 a.C. - 460 a.C.)
"
Reconstroi-se a
Acrópolis. Obras
desta época são: o
Partenao, de Ictinos,
o Erecteion e o
templo deAtenea
Nike. Com eles, a
arquitetura grega
atinge os melhores
exemplos de
equilíbrio nas formas
Período dos grandes
escultores clássicos:
Míron
(o Discóbolo),
Policleto
(o Doríforo,
o Diadúmeno),
Fídias
(esculturas do
Partenao)


Período Helenístico
(323 a.C. - 146 d.C.)
"
A Acrópolis continua
enriquecendo-se com
novos templos:
Olimpeion. Nasce a
ordem composta
Desenvolve-se uma
tendência ao
dramatismo, ao
exagero na
representação da
beleza ou da fealdade
extremas.Grupo do
Laoconte, Vitória
de Samotrácia.




Bibliografia:
Alguns Textos foram retirados de um trabalho baixado na Web
Mais detalhes acrescentados Pelo Blog
Fehet.blogspot.com