A Arte na Antiguidade

ARTE EGÍPCIA
Do quarto ao primeiro milênio antes de Cristo, no Egito, a arte deixa de ser pré-histórica. Com o surgimento da escrita, a sofisticação das técnicas de construção (pirâmides de Miquerinos, Quéfren e Quéops, no terceiro milênio a.C.) e o desenvolvimento da simetria, a arte ganha princípios rigorosos de ordenação e acabamento. Por volta de 2.600 a.C., por exemplo, já se domina a técnica da escultura, capaz de modelar a Cabeça de um príncipe que se vê no Museu Egípcio do Cairo.
No curso desses três milênios, a arte egípcia foi se tornando mais realista, chegando à maestria comprovada em Rainha Nefertiti - ver foto ao lado - (1.360 a.C.?), busto da esposa do imperador Aquenatón.

ARTE MESOPOTÂMICA

No mesmo período, na Mesopotâmia, na cultura fundada pelos sumérios em 4.000 a.C., desenvolve-se igualmente o senso de proporções e ornamentação que tiraria a linguagem visual do estágio tosco da pré-história. No entanto, a sofisticação técnica não chega ali ao nível atingido no Egito Antigo. Falta-lhe a capacidade de realizar a simetria axial - a transcrição volumétrica - que os egípcios detinham. Mesmo assim, com seu grau maior de estilização e planificação, a arte mesopotâmica produz obras de grande qualidade estética, sobretudo no que se refere à variedade de motivos introduzidos para ornamentar estátuas e selos.
Império assírio - Ao norte da Mesopotâmia tem início a dominação assíria, cujo período de apogeu ocorre entre 1.000 a.C. e 612 a.C. e atinge grandes resultados artísticos com o desenvolvimento da estruturação da superfície. O baixo-relevo em calcário Assurnasipal na caça ao leão (880 a.C.?-860 a.C.?), que se pode ver no Museu Britânico de Londres, é uma obra dotada de enorme poder de síntese e dinâmica.
Império babilônico - Um último florescimento da arte no Antigo Oriente se dá no império babilônico, de 612 a.C. a 539 a.C. São construídos palácios e templos, que unem a tradição mesopotâmica e a egípcia, onde não há monumentalidade, e o que mais chama a atenção é o rebuscamento decorativo.

ARTE CRETO-MICÊNICA

Uma terceira cultura elevada surge por volta de 2.000 a.C., em Creta. O aperfeiçoamento da estilização pré-histórica ocorre por um caminho menos austero que o das artes egípcia e mesopotâmica.
Especialmente nas figuras em terracota, desenvolve-se em Creta uma técnica artística que obtém achados inéditos em termos de vivacidade e simbolismo. Por volta de 1.400 a.C., Creta passa ao domínio micênico, cultura em que a grandiosidade é mais importante do que o detalhe - como no Palácio de Minos, em Cnossos.

ARTE GREGA

Foram provavelmente os gregos micênicos que deram origem, no século VIII a.C., a um período de grandeza estética que marcou toda a civilização ocidental. Sob influência orientalizante, criam um estilo crescentemente rigoroso, solene e preciso - que leva adiante as conquistas da arte egípcia.
É encontrado primeiro em manifestações estilizadas na cerâmica e passa a esculturas monumentais, estruturado em segmentos geométricos, como na estátua de mármore Kouros (600 a.C.?), em que a representação humana é tipicamente ática.
Sistema de proporções - No século V a.C., um sistema de proporções ideais está estabelecido, permitindo a edificação de obras como o Partenon - ver foto ao lado -, templo dedicado a Palas Atena, onde a fisionomia dos deuses é derivada de atletas da época. Surgem as primeiras experiências com perspectiva, assinadas por Zêuxis e Polignoto. A sofisticação desse sistema permite, entre os anos 350 a.C. e 200 a.C., que escultores como Lísipo, Apeles e Protógenes dêem interpretações psicológicas a suas figuras, humanizando-as. O ideal de equilíbrio e simplicidade do século V a.C. se torna mais flexível; os traços das faces, o detalhismo dramático das vestes e a disposição das figuras dão individualidade e intensidade às esculturas. Da serenidade de estátuas como Efebo de Crítios (480 a.C.?) passa-se à expressividade de obras como Gálata e sua esposa (230 a.C.?-210 a.C.?) e chega-se à afetação de Grupo de Laocoonte (fim do século II - início do século I a.C.).

ARTE ROMANA

Com a decadência da arte clássica grega, a arte romana toma seu lugar a partir do século I a.C. Templos como a Casa quadrada, em Nîmes (França), construído em 16 a.C., são derivados diretamente da estética grega. Paralelamente, surge no Império Romano a prática da pintura mural decorativa; em localidades como Pompéia, ela atinge grande inventividade, com ensaios de perspectiva que só serão retomados no Renascimento. A escultura romana, por sua vez, não apresenta evolução significativa em relação à grega.



Períodos e civilizações


Arte mesopotâmica
Gudea of Lagash Girsu.jpgArte suméria- A partir de 4000 a.C. na zona de confluência do rio Tigre com o rio Eufrates.
Palácios,templos (zigurate), câmaras funerárias (abóbada e arco).
Adobemadeiratijolo colorido para decoração.
- Figuras religiosas de alabastro (hierarquia por altura e tamanho dosolhos). Formas geométricas e esquemáticas baseadas no cone e nocilindro.
- Influência na arte da Assíria e da Babilónia.
Sargon II and dignitary.jpgArte assíria- Inicialmente na zona norte do rio Tigre, posteriormente estende-se a império de grandes dimensões. Auge entre c. 1000 e 612 a.C..
Templos e zigurates monumentais. Tijolo, também pedra nas entradas das cidades e salas.
Escultura monumental (demónios guardiões), baixo-relevo narrativo em grande escala.
- Influência da arte da Suméria.
Pergamonmuseum Babylon Ischtar-Tor.jpgArte babilónica- Cidade da Babilónia. 1º período com fundador da dinastia babilónica,Hamurabi. 2º período de destaque entre 612-539 a.C. com Nabucodonosor(Torre de BabelJardins suspensos da Babilónia).
Tijolo vidrado colorido para decoração de superfícies arquitectónicas.
- Representação da figura animal.
Sphinx Darius Louvre.jpgArte persa- Inicialmente a oriente da Mesopotâmia (actual Irão), local de passagem de tribos nómadas.
- Arte nómada ornamental (armas, taças, vasos) em madeiraossometal. Estilo animalista, abstracção figurativa e orgânica.
- Posterior povo herdeiro do império assírio, conquista da babilónia em 539 a.C..
Palácios colossais (várias influências, ambiente cerimonial e repetitivo), ausência de arquitectura religiosa.
Escultura associada à arquitectura.
Ver tambémArquitectura
Arte do vale do Nilo
Tutanchamun Maske.jpgArte egípcia- Durante 3000 anos até à conquista por Alexandre, o Grande no século IV a.C..
- Arquitectura monumental (pedra), templos, arte funerária, (pirâmides,mastabas).
Relevos e pinturas murais associados à arquitectura, escultura de vulto e colossal, artes decorativas e mobiliário.
- Carácter solene com base em cânones rígidos de representação, simbolismo.
Ver tambémArquitectura | Pintura | Escultura
Arte celta e germânica
Ireland-High-Cross.jpgArte celta- Estilo característico dos povos de língua celta, na Europa (continente e, em especial, ilhas - InglaterraIrlanda) que se desenvolve já desde a pré-históriaIdade do Bronze até à Idade MédiaVer também: Arte hibérnico-saxónica
Magdalenenberg fibeln.jpgArte dos povos germânicos- Estilo característico dos povos germânicosVer também: Pré-românicopara a contextualização da arte dos germanos durante as migrações dos povos bárbaros na Idade Média.
Arte egeia
Kykladenidol.jpgArte cicládica- Arquipelago das CíclafsdfasedfdesIdade do bronze (2500-1600 a.C.).
- Objectos em cerâmica (vasos, cálices, etc) de decoração geométrica(linhas, curvas, espirais).
- Pequenos ídolos em mármore de linhas sintéticas com nariz destacado em relevo.
Knossos the prince of lillies.jpgArte minóica- Arte cretense (Ilha de Creta), Idade do bronze (2300-100 a.C.).
Pintura mural decorativa de harmonia e movimento, cores vivas e vista frontal associada à arquitectura palaciana (de estrutura informal e prática).
- Peças de cerâmica, pouca escultura (pequenas figuras em argila eterracota, vasilhas).
- Temáticas do quotidiano, mundo animal (marítimo), religião (devotiva e ritual).
MaskeAgamemnon.JPGArte micénicaAqueus estabelecidos em território gregoIdade do bronze.
- Principal centro em Micenas, influência da arte minóica.
Arquitectura monumental, pintura sem leveza da arte cretense, temáticamilitar e narrativa.
Arte fenícia
Karthago.JPGArte fenícia- Arte dos fenícios, povo de origem semita que colonizou a sul da península itálicaSicília, sul da península ibérica e norte de África, com apogeu entre c. 1000 a.C. e 800 a.C..
- Dedicados principalmente asdfsdo artesanato (objectos utilitários),comércio e navegação na zona do Mediterrâneo.
- Influência da arte egípciaegeiamicénicamesopotâmica e grega.
Arte da Antiguidade Clássica
Etruskischer Meister 001.jpgArte etrusca- Povo etrusco, região da Toscana, séculos VIII a II a.C..
- Arte funerária, câmaras tumulares com pintura mural, urnas, escultura em sarcófagos (jacentes), bustos.
- Peças decorativas em bronze e terracotajoalharia.
- Influência da arte arcaica grega.
Louvre Venus de Milo cropped DSC00900.jpgArte grega- Magna Grécia: Grécia, sul de ItáliaSicília, século VI a IV a.C..
Arquitectura religiosa (Templos em pedraordens arquitectónicas), edifícios públicos (teatros etc.).
Cerâmica (com pintura decorativa), escultura de vulto (mármorebronze).
- Arte ligada ao intelectualismo, valorização do homem, busca da perfeição, harmonia, equilíbrio, proporção. Inspiração na natureza, realismo.
- Temática mitológica, do quotidiano.
Ver tambémArquitectura | Escultura | Pintura
Laokoon-Gruppe-02.jpgArte helenísticaArte grega do final do século IV até o final do século I a.C.
- Civilização grega estende-se pelo Mediterrâneo e Próximo Oriente sobAlexandre, o Grande.
Escultura com sentimento pleno de emoção e movimento.
Caligula bust.jpgArte romanaImpério romano, século VIII a.C. a IV d.C.. Grande influência da arte grega.
- Desenvolvimento arquitectónico com gosto pelo colossal e magnificente. Edifícios públicos (pontesaquedutostermasanfiteatros etc.), religiososbasílicastemplos.
Escultura histórica, bustos.
Ver tambémArquitectura | Escultura | Pintura
Arte do cristianismo
Meister von San Vitale in Ravenna 002.jpgArte paleocristã- Primeira expressão artística dos cristãos, área do império romano do ocidente, Roma, entre século III e V d.C..
Pintura mural (fresco) em catacumbas, sarcófagos.
- Surgimento das primeiras basílicas cristãs após a oficialização da religião.
Meister der Schule von Nowgorod 001.jpgArte bizantina- Arte cristã do império romano do oriente, desde a transição da capital do império para Constantinopla à sua conquista em 1453 pelos turcos.
- Influência da arte romana e da arte oriental.
Arquitectura religiosa (cúpula), pintura e mosaico de carácter bidimensional e simbólico (ícones).

Bibliografia:

wikipedia.org
portalsaofrancisco.com.br