ARTE EGÍPCIA
Do quarto ao primeiro milênio antes de Cristo, no Egito, a arte deixa de ser pré-histórica. Com o surgimento da escrita, a sofisticação das técnicas de construção (pirâmides de Miquerinos, Quéfren e Quéops, no terceiro milênio a.C.) e o desenvolvimento da simetria, a arte ganha princípios rigorosos de ordenação e acabamento. Por volta de 2.600 a.C., por exemplo, já se domina a técnica da escultura, capaz de modelar a Cabeça de um príncipe que se vê no Museu Egípcio do Cairo.
No curso desses três milênios, a arte egípcia foi se tornando mais realista, chegando à maestria comprovada em Rainha Nefertiti - ver foto ao lado - (1.360 a.C.?), busto da esposa do imperador Aquenatón.
ARTE MESOPOTÂMICA
No mesmo período, na Mesopotâmia, na cultura fundada pelos sumérios em 4.000 a.C., desenvolve-se igualmente o senso de proporções e ornamentação que tiraria a linguagem visual do estágio tosco da pré-história. No entanto, a sofisticação técnica não chega ali ao nível atingido no Egito Antigo. Falta-lhe a capacidade de realizar a simetria axial - a transcrição volumétrica - que os egípcios detinham. Mesmo assim, com seu grau maior de estilização e planificação, a arte mesopotâmica produz obras de grande qualidade estética, sobretudo no que se refere à variedade de motivos introduzidos para ornamentar estátuas e selos.
Império assírio - Ao norte da Mesopotâmia tem início a dominação assíria, cujo período de apogeu ocorre entre 1.000 a.C. e 612 a.C. e atinge grandes resultados artísticos com o desenvolvimento da estruturação da superfície. O baixo-relevo em calcário Assurnasipal na caça ao leão (880 a.C.?-860 a.C.?), que se pode ver no Museu Britânico de Londres, é uma obra dotada de enorme poder de síntese e dinâmica.
Império babilônico - Um último florescimento da arte no Antigo Oriente se dá no império babilônico, de 612 a.C. a 539 a.C. São construídos palácios e templos, que unem a tradição mesopotâmica e a egípcia, onde não há monumentalidade, e o que mais chama a atenção é o rebuscamento decorativo.
ARTE CRETO-MICÊNICA
Uma terceira cultura elevada surge por volta de 2.000 a.C., em Creta. O aperfeiçoamento da estilização pré-histórica ocorre por um caminho menos austero que o das artes egípcia e mesopotâmica.
Especialmente nas figuras em terracota, desenvolve-se em Creta uma técnica artística que obtém achados inéditos em termos de vivacidade e simbolismo. Por volta de 1.400 a.C., Creta passa ao domínio micênico, cultura em que a grandiosidade é mais importante do que o detalhe - como no Palácio de Minos, em Cnossos.
ARTE GREGA
Foram provavelmente os gregos micênicos que deram origem, no século VIII a.C., a um período de grandeza estética que marcou toda a civilização ocidental. Sob influência orientalizante, criam um estilo crescentemente rigoroso, solene e preciso - que leva adiante as conquistas da arte egípcia.
É encontrado primeiro em manifestações estilizadas na cerâmica e passa a esculturas monumentais, estruturado em segmentos geométricos, como na estátua de mármore Kouros (600 a.C.?), em que a representação humana é tipicamente ática.
Sistema de proporções - No século V a.C., um sistema de proporções ideais está estabelecido, permitindo a edificação de obras como o Partenon - ver foto ao lado -, templo dedicado a Palas Atena, onde a fisionomia dos deuses é derivada de atletas da época. Surgem as primeiras experiências com perspectiva, assinadas por Zêuxis e Polignoto. A sofisticação desse sistema permite, entre os anos 350 a.C. e 200 a.C., que escultores como Lísipo, Apeles e Protógenes dêem interpretações psicológicas a suas figuras, humanizando-as. O ideal de equilíbrio e simplicidade do século V a.C. se torna mais flexível; os traços das faces, o detalhismo dramático das vestes e a disposição das figuras dão individualidade e intensidade às esculturas. Da serenidade de estátuas como Efebo de Crítios (480 a.C.?) passa-se à expressividade de obras como Gálata e sua esposa (230 a.C.?-210 a.C.?) e chega-se à afetação de Grupo de Laocoonte (fim do século II - início do século I a.C.).
ARTE ROMANA
Com a decadência da arte clássica grega, a arte romana toma seu lugar a partir do século I a.C. Templos como a Casa quadrada, em Nîmes (França), construído em 16 a.C., são derivados diretamente da estética grega. Paralelamente, surge no Império Romano a prática da pintura mural decorativa; em localidades como Pompéia, ela atinge grande inventividade, com ensaios de perspectiva que só serão retomados no Renascimento. A escultura romana, por sua vez, não apresenta evolução significativa em relação à grega.
Períodos e civilizações
Arte mesopotâmica | |||||||||
Arte suméria | - A partir de 4000 a.C. na zona de confluência do rio Tigre com o rio Eufrates. - Palácios,templos (zigurate), câmaras funerárias (abóbada e arco). - Adobe, madeira, tijolo colorido para decoração. - Figuras religiosas de alabastro (hierarquia por altura e tamanho dosolhos). Formas geométricas e esquemáticas baseadas no cone e nocilindro. - Influência na arte da Assíria e da Babilónia. | ||||||||
Arte assíria | - Inicialmente na zona norte do rio Tigre, posteriormente estende-se a império de grandes dimensões. Auge entre c. 1000 e 612 a.C.. - Templos e zigurates monumentais. Tijolo, também pedra nas entradas das cidades e salas. - Escultura monumental (demónios guardiões), baixo-relevo narrativo em grande escala. - Influência da arte da Suméria. | ||||||||
Arte babilónica | - Cidade da Babilónia. 1º período com fundador da dinastia babilónica,Hamurabi. 2º período de destaque entre 612-539 a.C. com Nabucodonosor(Torre de Babel, Jardins suspensos da Babilónia). - Tijolo vidrado colorido para decoração de superfícies arquitectónicas. - Representação da figura animal. | ||||||||
Arte persa | - Inicialmente a oriente da Mesopotâmia (actual Irão), local de passagem de tribos nómadas. - Arte nómada ornamental (armas, taças, vasos) em madeira, osso, metal. Estilo animalista, abstracção figurativa e orgânica. - Posterior povo herdeiro do império assírio, conquista da babilónia em 539 a.C.. - Palácios colossais (várias influências, ambiente cerimonial e repetitivo), ausência de arquitectura religiosa. - Escultura associada à arquitectura. Ver também: Arquitectura | ||||||||
Arte do vale do Nilo | |||||||||
Arte egípcia | - Durante 3000 anos até à conquista por Alexandre, o Grande no século IV a.C.. - Arquitectura monumental (pedra), templos, arte funerária, (pirâmides,mastabas). - Relevos e pinturas murais associados à arquitectura, escultura de vulto e colossal, artes decorativas e mobiliário. - Carácter solene com base em cânones rígidos de representação, simbolismo. Ver também: Arquitectura | Pintura | Escultura | ||||||||
Arte celta e germânica | |||||||||
Arte celta | - Estilo característico dos povos de língua celta, na Europa (continente e, em especial, ilhas - Inglaterra, Irlanda) que se desenvolve já desde a pré-história, Idade do Bronze até à Idade Média. Ver também: Arte hibérnico-saxónica | ||||||||
Arte dos povos germânicos | - Estilo característico dos povos germânicos. Ver também: Pré-românicopara a contextualização da arte dos germanos durante as migrações dos povos bárbaros na Idade Média. | ||||||||
Arte egeia | |||||||||
Arte cicládica | - Arquipelago das Cíclafsdfasedfdes, Idade do bronze (2500-1600 a.C.). - Objectos em cerâmica (vasos, cálices, etc) de decoração geométrica(linhas, curvas, espirais). - Pequenos ídolos em mármore de linhas sintéticas com nariz destacado em relevo. | ||||||||
Arte minóica | - Arte cretense (Ilha de Creta), Idade do bronze (2300-100 a.C.). - Pintura mural decorativa de harmonia e movimento, cores vivas e vista frontal associada à arquitectura palaciana (de estrutura informal e prática). - Peças de cerâmica, pouca escultura (pequenas figuras em argila eterracota, vasilhas). - Temáticas do quotidiano, mundo animal (marítimo), religião (devotiva e ritual). | ||||||||
Arte micénica | - Aqueus estabelecidos em território grego, Idade do bronze. - Principal centro em Micenas, influência da arte minóica. - Arquitectura monumental, pintura sem leveza da arte cretense, temáticamilitar e narrativa. | ||||||||
Arte fenícia | |||||||||
Arte fenícia | - Arte dos fenícios, povo de origem semita que colonizou a sul da península itálica, Sicília, sul da península ibérica e norte de África, com apogeu entre c. 1000 a.C. e 800 a.C.. - Dedicados principalmente asdfsdo artesanato (objectos utilitários),comércio e navegação na zona do Mediterrâneo. - Influência da arte egípcia, egeia, micénica, mesopotâmica e grega. | ||||||||
Arte da Antiguidade Clássica | |||||||||
Arte etrusca | - Povo etrusco, região da Toscana, séculos VIII a II a.C.. - Arte funerária, câmaras tumulares com pintura mural, urnas, escultura em sarcófagos (jacentes), bustos. - Peças decorativas em bronze e terracota, joalharia. - Influência da arte arcaica grega. | ||||||||
Arte grega | - Magna Grécia: Grécia, sul de Itália, Sicília, século VI a IV a.C.. - Arquitectura religiosa (Templos em pedra, ordens arquitectónicas), edifícios públicos (teatros etc.). - Cerâmica (com pintura decorativa), escultura de vulto (mármore, bronze). - Arte ligada ao intelectualismo, valorização do homem, busca da perfeição, harmonia, equilíbrio, proporção. Inspiração na natureza, realismo. - Temática mitológica, do quotidiano. Ver também: Arquitectura | Escultura | Pintura | ||||||||
Arte helenística | - Arte grega do final do século IV até o final do século I a.C. - Civilização grega estende-se pelo Mediterrâneo e Próximo Oriente sobAlexandre, o Grande. - Escultura com sentimento pleno de emoção e movimento. | ||||||||
Arte romana | - Império romano, século VIII a.C. a IV d.C.. Grande influência da arte grega. - Desenvolvimento arquitectónico com gosto pelo colossal e magnificente. Edifícios públicos (pontes, aquedutos, termas, anfiteatros etc.), religiososbasílicas, templos. - Escultura histórica, bustos. Ver também: Arquitectura | Escultura | Pintura | ||||||||
Arte do cristianismo | |||||||||
Arte paleocristã | - Primeira expressão artística dos cristãos, área do império romano do ocidente, Roma, entre século III e V d.C.. - Pintura mural (fresco) em catacumbas, sarcófagos. - Surgimento das primeiras basílicas cristãs após a oficialização da religião. | ||||||||
Arte bizantina | - Arte cristã do império romano do oriente, desde a transição da capital do império para Constantinopla à sua conquista em 1453 pelos turcos. - Influência da arte romana e da arte oriental. - Arquitectura religiosa (cúpula), pintura e mosaico de carácter bidimensional e simbólico (ícones). |
Bibliografia:
wikipedia.org
portalsaofrancisco.com.br