Parnasianismo


Introdução A Parnasianismo foi um movimento literário que surgiu na França, na metade do século XIX e se desenvolveu na literatura européia, chegando ao Brasil. Esta escola literária foi uma oposição ao romantismo, pois representou a valorização da ciência e do positivismo.

O nome parnasianismo surgiu na França e deriva do termo "Parnaso", que na mitologia grega era o monte do deus Apólo e das musas da poesia. Na França, os poetas parnasianos que mais se destacaram foram: Théophile Gautier, Leconte de Lisle, Théodore de Banville e José Maria de Heredia.

CARACTERÍSTICAS

Como eram ao contrário aos Românticos , o emocionalismo foi substituído por racionalismo , se para os românticos a poesia era o resultado da inspiração pura e simples , os parnasianos considerava a poesia como um fruto do trabalho do poeta - um trabalho árduo , difícil , conhecimento técnico e a aplicação incansável .

O trabalho do artesão das palavras era comparado ao do artífice de uma jóia : perseverança , delicadeza e dedicação para lidar com um material delicado e frágil , isso resumia-se na imagem do "poeta joalheiro "

Para os parnasianismos , a poesia seria perfeita desde que sua forma atendesse a alguns requisitos :

O vocabulário era refinado , erudito , dicionaresco . o uso de palavras difíceis , tornava-se a poesia uma atividade da elite . A sintaxe poética  deveria também obedecer às regras gramaticais , não apenas para demonstrar conhecimento técnico, mas também para adequar-se a normas consagradas de escrita .

Ponto de honra da poesia parnasiana era a utilização de rimas . Eles preferiam as rimas raras , isto é , aquelas mais difíceis de serem encontradas , por vezes surpreendentes . Evidentemente , a métrica também seria um aspecto importante dentro do formalismo parnasianismo . Os versos de dez ( decassílabo ) e doze ( alexandrinos ) sílabas , consideradas clássicos , eram utilizados com freqüência , principalmente em uma forma poética igualmente clássica : o soneto .

O Parnasianismo representou um retorno à Era Clássica . Valores como a Razão , o Belo Absoluto , o Antropocentrismo , o Universalismo são novamente perseguidos , como partes constituintes da arte literária de todos os tempos .  Os temas igualmente se voltam para imagens arrancadas da cultura e da história greco-latinas . Os títulos de alguns poemas são significativos , nesse sentido : "A sesta de Nero ", "O sonho de Marco Antônio", "O vaso grego".

O exotismo e o orientalismo são dois aspectos fundamentais . A tendência à tematização de objetos antigos , como vasos , estátuas e quadros , bem como o apelo visual que esse tipo de tema implicava , permitem uma aproximação do Parnasianismo com as Artes Plásticas ( pintura , escultura, arquitetura , etc. ) .

O Parnasianismo produziu uma poesia voltada para a forma dos objetos e dos lugares . Abandonando uma visão mais interiorizada , acabou por realizar uma poesia marcadamente descritiva . Através da descrição , buscava fornecer do objeto focalizado uma imagem exata e precisa .

O Parnasianismo combate a subjetividade típica do Romantismo, em nome de uma objetividade que fornecesse do mundo uma representação desprovida de qualquer contaminação lacrimejante ou sentimental .

A necessidade de uma visão objetiva fazia com que o poeta preferisse uma posição de impassibilidade diante do assunto tratado . A intenção era realizar uma poesia mais cerebral e menos sentimental .

O Parnasianismo e o Realismo foram contemporâneas , apresentam comuns ( anti-romântico , racionalismo , formalismo , impassibilidade ) , distanciam-se em um ponto fundamental : O Realismo propõe a tematização da sociedade dos problemas mundanos .  Se a vertente naturalista do Realismo , por exemplo , caracterizou-se pela pintura de quadros da vida cotidiana dos pobres e miseráveis , a poesia parnasiana jamais de dedicaria como manifestação artística capaz de manter-se fora do contágio de marcas sociais . Assim sendo , não se pode confundir Parnasianismo com Realismo.

Parnasianismo no Brasil

No Brasil, o parnasianismo chegou na segunda metade do século XIX e teve força até o movimento modernista (Semana de Arte Moderna de 1922).

Os principais representantes do parnasianismo brasileiro foram:

- Alberto de Oliveira. Obras principais: Meridionais (1884), Versos e Rimas (1895), Poesias (1900), Céu, Terra e Mar (1914), O Culto da Forma na Poesia Brasileira (1916).

- Raimundo Correia. Obras principais: Primeiros Sonhos (1879), Sinfonias(1883), Versos e Versões(1887), Aleluias(1891), Poesias(1898).

- Olavo Bilac. Obras principais: Poesias (1888), Crônicas e novelas (1894), Crítica e fantasia (1904), Conferências literárias (1906), Dicionário de rimas (1913), Tratado de versificação (1910), Ironia e piedade, crônicas (1916), Tarde (1919).

- Francisca Júlia. Obras principais: Mármores (1895), Livro da Infância (1899), Esfínges (1903), Alma Infantil (1912).

- Vicente de Carvalho. Obras principais: Ardentias (1885), Relicário (1888), Rosa, rosa de amor (1902), Poemas e canções, (1908), Versos da mocidade (1909), Páginas soltas (1911), A voz dos sinos, (1916).

* Olavo Bilac, Alberto de Oliveira e Raimundo Correia formaram a chamada "Tríade Parnasiana".



Bibliografia:

suapesquisa.com
profabeatriz.hpg.ig.com.br
fehet.blogspot.com