Pontilhismo



Sátira da pintura Seurat, A Sunday 
Introdução Pontilhismo é um estilo de pintura na qual as cores não primárias, são geradas pelo efeito visual produzido pela proximidade dos pontos pintados na tela com as cores primárias.

Originalmente desenvolvido pelo Neo-Impressionista Georges Seurat, o movimento também está associada com Paul Signac e Henri-Edmond Cross.
Quando as obras são vistas de longe, a certa distancia, os pontos com os quais as pinturas são feitos, não se conseguem distinguir, em lugar disso, produz-se um efeito visual que nos leva a perceber outras cores.

Isto significa que, com o mesmo conjunto de primárias, os pontilhistas podem gerar uma gama de cores diferentes quando comparados com artistas usando as cores tradicionais ou técnicas de mistura de cores.

O resultado é por vezes descrito como brilhante ou benéfico uma vez que é o olho do observador quem faz a mistura, e não o pincel.
Este efeito pode ser explicado a traves do conhecimento da teoria das cores e nos efeitos das cores aditivas e subtractivas.
Geralmente quando as cores são produzidas por pigmentos misturados fisicamente, falamos da teoria da cor subtractiva no trabalho.
Aqui, a mistura dos pigmentos das cores primárias produzem menos luz, por isso, se nós misturarmos pigmentos vermelho, azul e amarelo (cores primárias subtractivas), obtemos uma cor negra.



 Quando as cores, no entanto, são produzidas pela mistura da cor luz, então falamos da teoria aditiva da cor no trabalho.
Aqui, a mistura das luzes das três cores primárias produzem mais luz; por isso, se nós misturarmos vermelho, azul e verde luz (aditivos primários) obtemos algo que se assemelha a luz branca.

O efeito brilhante no pontilhismo aumenta a partir do fato de que a mistura subtractiva é evitada e produz-se uma mistura mais próxima do efeito aditivo é obtida através do mesmo pigmentos.

O tipo de pincelada utilizada para a realização de pontilhismo é feita à custa dos tradicionais pinceladas que poderiam ser utilizadas para delinear textura.

Para esclarecer mais um pouco este estilo de pintura e só desde um ponto de vista ilustrativo, podemos fazer uma semelhança do pontilhismo com os receptores de televisão ou ecrãs de computadores tanto CRT e LCD, os quais se baseiam em minúsculos pontos primárias vermelho, verde e azul que se misturam entre si para formar uma grande diversidade de cores.

Porquê pontos?


  • Os artistas envolvidos com o movimento aproveitaram-se da espontaneidade do Impressionismo mas favoreceram a técnica de pintar que foi encontrada na ciência e no estudo da óptica.

  • Os Neo-Impressionistas acreditavam que traços separados de pigmentos resultavam numa boa vibração de cores ao olho humano.
  • Este estilo de pintura é muito fácil de realizar mas difícil de o fazer resultar.


  • É preciso um planeamento e muito tempo para realizar um trabalho com esta técnica.


Significado de Pontilhismo

s.m. Pintura Técnica dos pintores neo-impressionistas, que consiste na decomposição dos tons, justapondo pequenas pinceladas sob a forma de pontos, em vez de fazer a mistura das cores na palheta. O mesmo que divisionismo e neo-impressionismo.




Pontilhismo no Brasil

Interpretação de Rui de Oliveira em pontilhismo


No Brasil, diversos artistas atuantes no período da Primeira República (1889-1930), empregaram procedimentos divisionistas, especialmente em suas paisagens e pinturas decorativas. Podemos destacar, nesse sentido, os nomes de Belmiro de Almeida, Eliseu Visconti, Rodolfo Chambelland, Artur Timóteo da Costa, Guttmann Bicho, entre outros. O painel central do teto do foyer do Theatro Municipal do Rio de Janeiro é um exemplo de pintura decorativista onde Eliseu Visconti empregou vários estilos e procedimentos artísticos, inclusive o pontilhismo.

O Mestre do Pontilhismo

Seurat foi o mais notável dos pintores pontilhistas. Suas telas Um domingo de verão na Grande Jatte, (1884-1886; Instituto de Arte de Chicago), O desfile do circo (1887) e a inacabada obra-prima O circo (1890-1891) são admitidas unanimemente como os pontos culminantes do movimento.

O pontilhismo revelou-se particularmente apto a reproduzir uma atmosfera vibrante, de luz e calor. Foi também, de certo modo, uma das tendências que melhor anunciaram a abstração de cor e forma a que chegaria, anos depois, a pintura ocidental.

Signac produziu muitos escritos teóricos e pintou paisagens, marinhas, cenas de Paris e de outras cidades francesas por onde viajou.


Principais Artistas


Bathers at asnieres
Os Neo-impressionistas criam um movimento do pontilhismo. Esse pontilhismo propõe uma arte cientifica, além de estudar os efeitos visuais, a arte baseasse em pontos. Essa arte desenvolve em relação hoje com as artes gráficas. Um dos pioneiros do movimento pontilista, é o francês Georges-Pierre Seurat.

Um de seus quadros que mais se destacam é Uma Tarde de Domingo na Ilha da Grande-Jatte, ele utiliza a técnica de pintar pequenos pontos de cores diferentes. Esses pontos vão se agrupando na percepção do olho humano, dependendo da colocação do observador. Seurat também tem seus quadros baseados na teoria da cor.Um outro pintor francês que se destaca é Paul Signac, com seus trabalhos bem estilizados, ele trabalha com dois princípios da teoria da cor (para o entardecer), como no quadro Red Buoy. Em Portrait of M. Félix Fénéon, ele retrata atrás de um homem, uma forma de piscodelismo, uma ilusão em questão a mágica do personagem.Considerados neo-impressionistas,
Seurat e Signac aplicavam a cor em pequenos pontos ou traços, utilizando-se apenas dascores primárias . Para Signac, o primeiro objetivo desta técnica neoimpressionista é tornar as cores tão parecidas quanto possível com a luz criando uma luminosidade na tela. Ao contrário do artista impressionista, o artista pontilhista desenvolve sua obra dentro de estúdios a partir de esboços até chegar àconclusão da mesma. No Brasil os principais representantes da pintura neoimpressionista,em especial pontilhista, foram Eliseu Visconti e Belmiro de Almeida.

Conclusão


O Pontilhismo surgiu na França, como tantos outros movimentos culturais, por volta do ano de 1880.
Os principais iniciadores do movimento, Georges Seurat e Paul Signac representam também os pontos mais altos dessa técnica.
O Pontilhismo nasceu da observação de que pontinhos de cores puras colocados cuidadosamente lado a lado produziam o mesmo efeito de misturar as mesmas cores na paleta.


Bibliografia:

amopintar.com
pitoresco.com.br
wikipedia.org
yahoo.com.br
evtagostinho.no.sapo.pt
e-profe.net
fehet.blogspot.com