Forte Bertioga

Este é o primeiro e um dos primeiros Posts do Canal Eu fui, para quem não sabe é só ler a página (Viagens), vamos lá? então devo começar a escrever o primeiro post do Canal.


Minha viagem para Bertioga foi com certeza tirando fora algumas "coisas" muito bom (vocês entenderão porque), eu amei estar num dos lugares mais antigos do Brasil, Na verdade fui para Bertioga por visita familiar e sou grato a eles por me levarem a esses lugares.

Balsa de Santos para Guarujá

Cheguei em Santos e de lá meu tio me levou para Bertioga que é uma cidade rodiada por serras realmente muito altas, veja a baixo a história da cidade segundo o Wikipedia:

"Bertioga foi um distrito de Santos até 1991, quando tornou-se um município independente. Seu nome tem sua origem no Tupi antigo falado na costa e que significa em tese Piratyoca, ou seja, casa do peixe branco. Para outros no entanto, significaria Buriquioca, ou casa do macaco buriqui, versão menos provável e menos aceita que a primeira. Seja como for, durante o início da colonização no século XVI, a região era considerada de transição entre o território tupinambá que ia desde o Cabo de São Tomé no Rio de Janeiro, até o rio Juqueriquerê em Caraguatatuba e o território dos tupiniquins que ia desde as cercanias de São Vicente, passando por Itanhaém e Peruíbe, atéCananéia. Sofrendo constantemente ataques dos tupinambás de Ubatuba (em Angra dos Reis) que se reuniam com suas canoas no local do mesmo nome Ubatuba mais tarde chamada de Yperoig e atual cidade do Litoral Norte Paulista, os portugueses do núcleo vicentino decidiram construir o Forte de São João da Bertioga que é considerada a fotificação mais antiga do Brasil e foi tombada em 1940 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pelo qual certa vez ficou responsável Hans Staden, um mercenário alemão a serviço do rei de Portugal, que foi capturado pelos tupinambás mas foi libertado por intervenção dos franceses, aliados dos tupinambás. Retornando à Alemanha escreveu um livro sobre suas aventuras no Novo Mundo ("História Verdadeira e Descrição de uma Região de Pessoas Selvagens, Nuas, Sombrias e Canibais no Novo Mundo, América"). Este livro vendeu muito na época principalmente porque nele Staden alega que os tupinambás eram canibais. O mesmo livro foi base para o filme, falado na língua tupi: de Luiz Alberto Pereira (Hans Staden,1999). Foi também de Bertioga que, em 1565, Estácio de Sá e expedicionários de Santos, São Vicente e São Paulo saíram para fundar a cidade do Rio de Janeiro que via a ser futuramente a capital do Brasil."


imagem real de uma nuvem carregada


Fiquei a maioria do tempo na casa da minha tia onde fiquei 29 dias, acredite não foi nada fácil ficar lá mais eu sobrevivi.Se fosse contar o porque de não ter aguentado aquela casa nossa!, foi cada coisa motivos:


  1. Nesta casa não se pode assistir tv sem a permissão da dona.
  2. Nesta casa se dorme cedo todos os dias.
  3. Nesta casa a dona pode falar o que bem entender sobre você.
  4. Nesta casa a dona pode controlar o que você come mesmo tendo um super mercado.
  5. E pra garantir quase todo dia chovia.
Em frente ao Forte de Bertioga praia de guarujá


Gente foi tanto sufoco que nem eu sei como não abri a boca, só pra saberem fiquei até doente por falta da minha cidade onde moro atualmente "cidade não, digo dos familiares (Risos)", mais tirando isso como no começo do texto foi legal.Enquanto nós íamos chegando passamos por vários lugares, passei pelas praias de Santos e Guarujá e nessas praias tinham muitos atrativos e muita gente bonita, pessoas de toda a parte sendo turistas, pessoas a trabalho e o resto vocês sabem (Risos).


praça e vista do forte de Bertioga




Chegando na casa da minha tia quase tudo o que tinha que acontecer aconteceu rs mais isso fica de fora é claro, conheci parentes que pensava nunca existir conversei e fiz amizade com eles ou a "maioria" deles, quem me levou no forte de Bertioga foi meu tio ele não apenas me levou mais como levou minha avó e minha tia que foram juntas comigo para a cidade.Gente é muito legal aquele forte realmente é um lugar bonito você se sente no passado, para quem gosta de lugares antigos se sentirá até melhor que eu pois não pude ver como era por dentro do Forte, era num Domingo e domingos o Forte não abre para turistas ou seja "eu", mais pude estar na praça do Forte que possui muitas estátuas (pessoas que viveram em 1547) a praça é bonita mais no dia em que fui tinha acabado de chover e lá é cheio de terra era muito difícil para caminhar, havia lama por toda parte. Veja algumas fotos do lugar:


Índios da praça de Bertioga

Poço da praça

Canhão do forte

Indio

Turistas

Praia


Então pessoal acho que isso é tudo, serve de exemplo também para quem deseja criar seu Post aqui no Blog, Obrigado a todos e até a próxima qualquer coisa entre em contato.




By: Sr.Poles