Hércules, o herói dos 12 trabalhos, com mais uma difícil tarefa: criar uma pausa nas permanentes guerras entre as cidades gregas, e eis que surge a idéia de organizar os jogos olímpicos! Nesse período, estariam proibidos os conflitos. Teria sido esse mesmo o começo das Olimpíadas?
A história de que o semideus Hércules teria criado os jogos olímpicos é uma das versões da mitologia grega. Há ainda outras lendas naquele país para o surgimento das Olimpíadas, como a da corrida de cavalos que teria como prêmio a mão da princesa Hipodamia. O vencedor foi Pelops, e para que o seu triunfo fosse sempre lembrado, foram criados os jogos olímpicos.
Mais estudos levaram à conclusão de que as competições eram inicialmente voltadas para os jovens. Estes eram agrupados por idade e submetidos a duras provas de força e resistência física para mostrar que já poderiam se tornar guerreiros. Como as disputas passaram a ser sediadas na antiga cidade de Olímpia, surgiu o termo Olimpíadas para se referir aos jogos!
A cada quatro anos, os gregos, em nome dos deuses em que acreditavam, anunciavam o início de mais uma olimpíada. Na Antigüidade, as cidades gregas -- ou Polis, como eram denominadas -- viviam em guerra, mas os proclames de que os jogos iriam começar significavam também uma trégua sagrada, ou seja: durante os jogos estavam suspensas as rivalidades de qualquer natureza. Era expressamente proibido a quem quer que fosse entrar na cidade de Olímpia nesse período carregando armas.
Os jogos olímpicos, portanto, simbolizavam a paz e aconteciam em meio a muita festa! Os atletas e as pessoas que vinham assistir chegavam com antecedência para o evento, que durava sete dias. No primeiro dia, sacrificavam-se animais e oferecia-se vinho e mel para agradar a Zeus, o deus de todo os deuses gregos. Nos cinco dias seguintes eram realizadas as provas esportivas. No sétimo e último dia, havia procissões em agradecimento aos deuses, mais sacrifícios de animais, mais banquetes e muita, muita festa.
As olimpíadas foram realizadas desse jeito até o ano 394 depois de Cristo, aproximadamente. Nessa data os jogos foram proibidos pelo imperador romano Teodósio, cujo domínio incluía a Grécia. O argumento foi de que os jogos aconteciam em meio a uma festa pagã, porque envolvia o culto a vários deuses e não a um só deus cristão.
Mil e quinhentos anos depois que os jogos olímpicos foram interrompidos, um francês chamado Luis de Freddy, conhecido como Barão de Coubertin, teve a idéia de revitalizá-los. Em 1894, reuniu-se com representantes de 12 países para saber como fazer e Em 1896 foi realizada a primeira olimpíada da era moderna no mesmo país onde ela nasceu, a Grécia!
A volta dos jogos olímpicos foi um sucesso de público, os esportistas é que sofreram um pouco com as falhas na organização. Imagine que algumas provas de atletismo aconteceram em pistas gramadas e cheias de lama e que a natação era disputada em rios e lagos porque não havia piscinas.
Bibliografia:
Yahoo.com.br
cob.org.br
fehet.com.br
Clique para saber mais sobre as edições dos Jogos Olímpicos abaixo: