Quem foi Imhotep


No Egito aproximadamente 2700 a.C.. O faraó Djoser, da Terceira Dinastia, ordena a construção de seu túmulo, e a tarefa de projetá-lo e construí-lo é entregue ao arquiteto Imhotep. Começa assim a história da primeira pirâmide do Egito.


Imhotep imaginou uma construção em formato de uma grande escadaria, que ajudaria o espírito do faraó a chegar aos céus. Já havia uma necrópole real no local, e a pirâmide foi construída em cima do túmulo do faraó.


O filme “A Múmia”. Sim, o Imhotep é a múmia do filme. Claro que o filme é uma obra de ficção, mas existiu um Imhotep no Egito Antigo e ele foi um importante membro do governo na época. Mas se ele foi amaldiçoado por fugir com uma das esposas do faraó, isso não ficou registrado em nenhum lugar.







Quem foi Imhotep?


Escritos e estátuas encontrados nas proximidades da pirâmide de Djoser confirmaram que Imhotep foi o vizir do faraó, o mais importante ministro do reino. Ele também era considerado médico e mago, além de dominar a escrita 


Seu túmulo virou um local de peregrinação na Antiguidade, e por séculos ele foi venerado como um deus, filho de Ptah, o deus supremo de Mênfis, com uma mulher mortal.


Imhotep é retratado em diversas pinturas nos monumentos egípcios, e seu nome sempre era lembrado e reverenciado, assim como os de outros deuses. Provavelmente Imhotep não foi o primeiro arquiteto do Egito Antigo no sentido literal, como sugere o título do texto. Mas ele foi o primeiro a imaginar, projetar e coordenar as obras de uma pirâmide. 




Fonte extraída da internet