Densidade Demográfica
A Densidade Demográfica é calculada a partir do número de habitantes dividido pela área habitada.
O resultado é em quilômetros quadrados.
Geralmente é utilizada pelo governo em prol das taxas demográficas afim de mostrar os espaços urbanos ocupados e vazios, a densidade demográfica é baixa em função da gigante interiorização e de grandes áreas ainda intocadas, como a ocupada pela floresta amazônica.
Crescimento Populacional
Se analisarmos o crescimento populacional mundial, observa-se que o acréscimo da população mundial passou justamente a dar-se após o período de revolução industrial, sendo que os índices de duplicação dessa população total acentuou-se ainda mais no século XX. Esse crescimento populacional deu-se por vários fatores, dentre eles os avanços da medicina, da produção de alimentos, da melhora das condições de higiene, dentre outros fatores que buscam explicar esse fenómeno.
A população mundial em 1950 era de 2,5 bilhões de pessoas. Em 2000 já havia mais de 6 bilhões de humanos no planeta.
Os países em desenvolvimento circunscrevem-se aos continentes Africano Latino-Americano e Asiático e no ano 2000 albergavam mais de 80% da população mundial. Prevê-se que em 2050 esse valor atinja um valor próximo dos 85%.
Concluímos assim, que os países em desenvolvimento são os principais responsáveis pelo crescimento explosivo da população mundial, enquanto que os países desenvolvidos evidenciam uma ligeira diminuição do número de efetivos.
Bibliografia:
Yahoo.com.br
Wikipedia.org
Fehet.com.br
e outras fontes