O que é PDV


PDV ou Ponto-de-venda (do inglês - POS - "point of sale"), como é conhecido no mundo da publicidade, do marketing e da gestão de empresas. 

Geralmente refere-se a displays ou expositores colocados em lugares estratégicos dentro do estabelecimento onde um produto é exposto de forma permanente (independentemente de sazonalidade) ou promocional, isto é, quando são oferecidas vantagens adicionais aos consumidores na aquisição, por tempo limitado. 

Trata-se de um segundo local de exposição que vem somar-se ao local primário — denominado ponto permanente ou ponto natural, e que visa aumentar a rotação do produto. O PDV é também utilizado para ambientar o produto dentro de uma loja, destacando-o do restante do local, o que lhe oferece maior visibilidade e possibilidades de facilitar a aquisição.

Estes revelam-se úteis também em locais com espaço limitado, pois aproveitam áreas usualmente negligenciadas.

Os expositores normalmente ostentam a marca do produto que está sendo oferecido, e geralmente são confeccionados em plástico, papelão ou ferro (veja a imagem) para facilitar seu manuseio. Isto também significa que o designer pode tirar proveito do uso de cores e impressão para tornar o PDV atrativo. Alguns destes pontos podem ter pequenas geladeiras para refrigerantes ou sorvetes. Outros PDVs podem simplesmente assumir o aspecto de uma cesta de metal simples, ostentando nada mais do que o preço.

Promotoras e promotores de venda fazem muito uso desses materiais de PDV. A partir daí é que surgiu o nome PDV ATIVO que nos faz ver a importância da constante atividade ou ação no ponto de venda, demonstrando muita criatividade e arte com excelentes trabalhos de merchandising.

Bibliografia

http://www.pdvativo.info/2008/12/o-que-pdv.html
fehet.blogspot.com