Uso dos "porquês"

Quais as diferenças do "por que", "porque", "por quê" ou "porquê"


1ª Caso: "Por que" (separado)


1) Por que (sem acento)

Faz a pergunta sem aparecer no final dela.

Por que o céu é azul?
Por que ele está usando binóculo?

Além disso, pode fazer a "pergunta indireta" (sem o uso do ?), desde que não apareça no final.

Conte-me por que você faltou ao ensaio ontem.


2) Por quê (com acento)


Faz a pergunta e aparece no final da pergunta.


O céu é azul por quê?
Ele está usando binóculo por quê?
Ela não gosta de mim... não sei por quê.
Bereteneu está dentro do quarto por quê?

Ou então aparece isolado:

Ele está usando binóculo? Por quê?


Esse foi o caso do "por que" separado. Agora vejamos o próximo caso: 


2ª Caso: "Porque" (junto)

3) "Porque" (junto e sem acento)

Quando é JUNTO e SEM ACENTO ele não faz mais pergunta: ele faz a RESPOSTA. Por isso, o "porque" é usado para responder:



Eu bati no poste porque eu estava pedalando de olhos fechados. 


Entenderam isso?

O "porque" junto e sem acento (sem chapéu) é usado para responder e não para perguntar. 

4) "Porquê" (junto e com acento)

Quando o "porquê" vem JUNTO e ACENTUADO ele faz papel de substantivo, sendo determinado por um artigo. Seria uma pergunta dentro de uma afirmação.

Veja os exemplos e, assim, você vai entender:

Eu só quero saber o porquê de o céu ser azul.
Eu quero saber o porquê do uso do binóculo.

Conseguiu ver? Usamos "porquê" junto e com acento para fazer uma pergunta literalmente "sem perguntar", ou seja, fazendo uma pergunta embutida numa afirmação. Em outras palavras, usamos "porquê" quando ele é indicado por um artigo (quero saber o porquê...). Logo, sempre falamos "o porquê".

A expressão "o porquê" pode ser substituída por "a razão".

Não entendo o porquê de ter ido mal na prova!
Não entendo a razão de ter ido mal na prova!

REVISANDO:
Por que você está usando binóculos?Quero saber por que você está usando binóculos. Você está usando binóculos por quê?Você está usando binóculos? Por quê?Quero saber o porquê de você estar usando binóculos. Estou usando binóculos porque eu quero. 

Fonte
blogdogramaticando.com
fehet.blogspot.com