Civilização Hebraica


Originários da Mesopotâmia, os hebreus eram povos semitas que se estabeleceram em Canaã, uma fértil região junto ao Mar Mediterrâneo. Após uma grande seca em 1750 a.C, acabaram migrando para o Egito, onde conseguiram relativa prosperidade. Após viverem muito tempo de forma pacífica com os egípcios, acabaram sendo escravizados pelos mesmos, realidade que durou cerca de 400 anos.
A libertação do povo só ocorreu em 120 a.C por meio do líder Moisés. A saída dos hebreus do Egito e a volta para Canaã é chamada de Êxodo. No entanto, havia um problema: a região já estava habitada por outros povos, como os filisteus e os cananeus; era preciso reconquistar várias terras. Para isso, escolheram diversos juízes, líderes que exerciam a função de chefes militares, políticos e religiosos.
Em 1030 a.C. decidiram unificar toda a civilização sob o comando de uma só pessoa, optando pela monarquia. O primeiro rei hebreu foi Saul, que acabou cometendo um suicídio. Seu sucessor foi Davi, líder carismático, o qual promoveu o comércio  na região e proclamou a cidade de Jerusalém como capital do reino. Seu filho, Salomão, possuía uma enorme habilidade política. Foi por meio do mesmo que a civilização conheceu seu apogeu, com a realização de grandes obras.
O período que vai desde o surgimento da civilização hebraica até o Êxodo é conhecido por Fase dos Patriarcas, a fase de disputa pela região da Palestina é denominada Fase dos Juízes e o período da Monarquia em diante é conhecido por Fase dos Reis.
Após o governo de Salomão, o Estado hebreu começou a entrar em declínio. O aumento de impostos e a pobreza fizeram com que o reino fosse dividido em dois estados: Reino de Israel, ao norte, e reino de Judá, ao sul. Esta divisão é conhecida por Cisma. Mesmo após a separação, as coisas não melhoraram para os hebreus e estes continuaram a ser alvos fáceis para seus inimigos. O reino de Israel foi conquistado em 722 a.C. pelos assírios e o de Judá, em 586 a.C, pelos babilônicos.

Quando os persas conquistaram a babilônia, o rei Ciro II permitiu o regresso do povo hebreu para sua terra. Posteriormente, foram dominados pelos macedônios e romanos. No ano 70, os judeus se revoltaram contra o domínio romano, fato que fez com que o imperador Tito destruísse Jerusalém e expulsasse os judeus da Palestina. Essa dispersão do povo judeu pelo mundo é chamada de Diáspora. Os judeus só tiveram seu território novamente em 1948, quando foi criado, por intermédio da ONU, o Estado de Israel.
A economia dos hebreus era baseada na agricultura e na criação de animais. O comércio também teve um significativo crescimento durante os reinos de Davi e Salomão.
Diferentemente de todos os povos da Antiguidade, os hebreus eram monoteístas, isto é, acreditavam em um único Deus. O maior legado deixado pela civilização foi a Bíblia Sagrada, base do Cristianismo, e seus aspectos éticos e morais.